Eu vou para a cadeia
Por Amanda Izidoro
Não, isso não é uma brincadeira de mau gosto. Antes fosse. A realidade é que se o projeto de lei do Senador Eduardo Azeredo for aprovado, eu, assim como milhões de outros jovens, serei considerada criminosa.
Qual o meu delito? Usar a criatividade. Simplesmente isso! O Senador Eduardo Azeredo quer transformar o meu hobby, de escrever fanfics, num ato ilegal.
Para quem não sabe, fanfics são estórias criadas por fãs de alguma série como Senhor dos Anéis, Cavaleiros do Zodíaco ou Harry Potter. São estórias que não tem fins comerciais e são distribuídas gratuitamente via Internet.
Segundo o artigo que o Senador quer aprovar ninguém poderá usar uma obra de outra pessoa sem a autorização expressa da mesma. Sinceramente, não entendi o objetivo do Senador. Os próprios autores “originais” jamais repudiaram as fanfics. A Rowlling, autora de Harry Potter, já até falou que lê algumas fanfics e acha interessante o modo como a vida de seus personagens fica nas mãos de outra pessoa.
A minha pergunta para o senador é: se eu não estou ganhando dinheiro às custas de outra pessoa, se não estou fazendo mal a ninguém, qual o problema em usar o MEU tempo livre, a MINHA imaginação e o MEU computador, que eu paguei com o MEU dinheiro, para poder escrever estas estórias?
Num país em que mal se lê e tampouco se escreve, práticas como a redação de fanfics faz muitas pessoas tomarem gosto pela redação e pela leitura. Conheci uma garota de 13 anos num site sobre fics de Harry Potter. Ela me confessou que em seis meses escrevendo essas estórias, as notas dela em português e redação aumentaram consideravelmente e até a professora elogiou.
Será que é exatamente este o problema? O poder de transformação pessoal e educacional que tais estórias podem ter na vida dos jovens? Será que o medo de termos uma população menos ignorante, com mais amor pela leitura e, consequentemente, pelo nosso Brasil é que motivou o senador e querer nos proibir de pensar e expor nossos pensamentos?
Ora, faça-me um favor! Com tantos problemas sérios, para fiscalizar trabalho infantil, rede de tráfico de drogas, violência, corrupção (principalmente corrupção), o governo vai criar uma comissão para fiscalizar sites que disponibilizam esse tipo de conteúdo?
E o que vai ser feito, se levarmos em conta que grande parte desses sites são hospedados em servidores estrangeiros? Será que ele vai querer acionar a Interpol para nos prender?
Não sei e realmente não me importa saber. O que importa, na minha opinião, é que todos saibam da inconstitucionalidade deste projeto que limita a nossa liberdade de expressão, que nos transforma em escravos de pedidos de autorização, que pode nos colocar junto com criminosos de verdade em cadeias cada vez mais superlotadas.
O que eu sei fazer de melhor é escrever, embora não considere este texto como uma obra prima (o nervosismo me impede de raciocinar). Então, esta é a forma que encontrei de protestar. E convoco todos os leitores e escritores de fics a se manifestarem também contra esse abuso de poder e essa falta de coisa melhor para fazer dos nossos representantes do legislativo nacional.
Se ele está lá para representar o povo, então que seus projetos ouçam a voz do povo. E que essa voz, a nossa voz possa dizer que queremos liberdade. Se isso não for possível, vejo vocês nos dias de visita em alguma cadeia por aí. Porque, correndo o risco de plagiar (e ser presa também por isso) um jingle famoso, eu sou brasileira, sou ficwriter, com muito orgulho e com muito amor!
Para quem quiser se manifestar diretamente para o senador autor do absurdo, o e-mail dele é este aqui: eduardo.azeredo@senador.gov.br