[TUTORIAL] Manual do Aluno -TEMP/2014

Viva a fantasia do mundo mágico de Harry Potter!
Jogo de RPG

Moderator: O Ministério

Post Reply
Storyteller
[Professor-RPG]
[Professor-RPG]
Posts: 292
Joined: 28/05/08, 00:57
Sexo: Masculino
Estado: EUA

[TUTORIAL] Manual do Aluno -TEMP/2014

Post by Storyteller »

MANUAL DO ALUNO
TUTORIAL
MANUAL DO ALUNO

Este RPG, é claro, foi estruturado de modo a aparentar a escola de Hogwarts. É um jogo de ficção onde você vive no fantástico mundo criado por J.K. Rowling na série “Harry Potter”. Portanto, todas as características/referências devem estar relacionadas ao universo criado pela autora.

Para que você entenda, RPG vem de Role Playing Game e significa "Jogo de Interpretação de Personagem". Ao jogar o RPG você estará fazendo de conta que é outra pessoa, age como ela agiria e pensa como ela pensaria. É uma espécie de teatro, mas sem nenhum roteiro obrigatório para seguir. A aventura rola quando os jogadores tomam decisões, vivendo seus papéis nos tópicos, postando seus movimentos no mundo de imaginação. Portanto, você poderá movimentar seu personagem sempre que quiser, descrevendo suas emoções e sentimentos, o lugar onde está, as roupas que veste, sempre tentando manter-se fiel ao seu personagem. Mas lembre-se você só pode movimentar o seu próprio personagem.

Somente os moderadores estão aptos a criar novos tópicos, com a aprovação da administração. Exceções serão devidamente informadas.

1. STORYTELLER
Os inscritos interessados devem encaminhar uma ficha, junto com o link para a imagem do photoplayer (alguém ou algum desenho que se pareça com o personagem imaginado) para o Storyteller. O modelo do cadastro pode ser encontrado no tópico do Hogwarts' Book. As postagens dentro do sub-fórum Hogsmeade estarão liberadas após o encerramento do Baile de Boas Vindas (indicado pelo Storyteller).

Haverá sempre um narrador que irá ambientando os mistérios, imprevistos e caça à pista para a Saga – esta função será exercida exclusivamente pelo Storyteller!

Em caso de um jogador ficar travado muito tempo porque o player com quem interagia sumiu, basta enviar uma MP para o Storyteller solicitando liberação que providenciaremos uma situação no local para forçar uma movimentação.

2. CRIANDO UM PERSONAGEM
1. Você pode usar seu nome ou nomes fictícios na hora de escrever um personagem. Só não pode colocar sobrenomes referentes aos existentes na saga de Harry Potter, pois é uma regra desse RPG e também uma questão de direitos autorais.
2. É sempre interessante pensar em histórias que possam ser desenvolvidas mais para frente. Ver como os outros trabalham suas histórias pode ajudar.
3. Deve preencher e enviar a ficha de inscrição de um personagem por MP para o Storyteller. O modelo está no tópico Hogwarts' Book. Para inspiração, pode verificar em personagens arquivados como os outros jogadores desenvolveram a ficha.
4. Aguardar publicação no Hogwarts’ Book pelo Storyteller para começar a postar.

3. POSTANDO NO RPG
1. Os posts no rpg não podem ser muito curtos e deve-se tentar interação sempre.
2. Você deve desenvolver uma legenda para suas ações ficarem mais claras: Narração, Fala, Pensamento, Outros Personagens e Off são recomendados. Você pode usar cores diferentes ou italico/sublinhado/bold
3. Um truque para fazer um bom post é descrever tudo: cenário, vestes, expressão do seu personagem, o que ele está sentindo no momento, etc.
4. Outro truque é copiar e colar as falas dos outros personagens e respondê-los. É interessante também para quem acompanha o rpg, pois pode se situar melhor. Em caso de grandes diálogos que você não participa, pode fazer um resumo, fingir estar distraído na hora ou ignorar mesmo.
5. Para a utilização de itens durante o RPG são necessários:
5.1 Autorização da stuff para o artigo
5.2 Compra do item no Beco Diagonal e visualizado em seu perfil.
Obs: Para que o item apareça no seu perfil: Vai em painel de controle -> Aba "shop" -> Vai aparecer a listagem de objetos comprados (Icon, Name, Quantity, Price in galeons, Actions) -> Nesta última clique em Display on Shelf -> vai aparecer no rodapé da assinatura "Show users items"

4. A SAGA
O que é?
A Saga é uma pequena história que criamos para estabelecer algum suspense e aventura para a maioria dos players. A ideia é desvendar um mistério ou vilão, através de pistas, postagens do Storyteller e de todos os players envolvidos no RPG, pois todos são suspeitos.

Como Participar Da Saga
1. Fique sempre atento a novos posts no tópico da saga.
2. Quando o Storyteller aparecer, obedeça suas ordens. Ele funciona como o elemento surpresa e pode se manifestar no referido tópico ou por MP específica para alguns jogadores.
3. No tópico da saga será postado que uma nova pista foi lançada. Os inscritos devem procurar pelo Mapa do Maroto (Castelo, Aulas, Hogsmeade e Londres) a imagem referente à pista em um dos posts novos ou antigos. Podemos esconder em qualquer lugar, desde que seja no Mapa do Maroto.
4. No caso de pista (simbolizada pela imagem definida no tópico da Saga), deve-se mandar uma mensagem em formato RPG por MP para o Storyteller contando como você a encontrou. Os 3 primeiros levam pontos para Casa e criatividade também conta pontos extras. Ao fim da MP você deve informar o local onde encontrou a pista (o nome do tópico), a página onde está, o usuário e dia do post.
Ex: Corujal, pág 3, Hokuto, 2set, 21h30

5. AVALIAÇÕES
A avaliação dos alunos vai ser por conceitos tal qual o livro.
O (Ótimo)
E (Excede Expectativas)
A (Aceitável)
P (Péssimo)
D (Deplorável)
T (Trasgo)

A avaliação poderá se dar:
- por meio de prova escrita;
- através da participação dos alunos em aula;
- através de trabalhos ao longo da aula;
- através da participação e interpretação do aluno;
- todas as formas anteriores.

Os critérios de avaliação ficam por conta de cada professor, sendo certo que para ser aprovado na matéria e participar do Clube de Duelos o aluno deve obter no mínimo ACEITÁVEL.

A avaliação dos alunos (notas com suas respectivas justificativas) será enviada via coruja (MP) por respeito aos próprios players, mas ficará postada dentro da Sala dos professores para qualquer eventual dúvida que o aluno tenha sobre sua avaliação. Dessa forma, poderá entrar em contato com qualquer um dos professores.

6. PONTOS PARA A CASA
Todas as opções ditas acima valem pontos, cada uma com um valor específico que será divulgado pelo professor ao final do post de cada aula, junto com a proposta de trabalho. Se o aluno postar uma boa participação na aula, ele ganhará pontos por isso; se o aluno postar um bom trabalho na aula, ele ganhará pontos por isto; se o aluno mandar um bom trabalho de casa para o professor (caso exista), ele ganhará pontos por isso; e, ao fim, os pontos de cada uma das opções que o aluno participou naquele mês serão somados de modo a formar a pontuação geral de sua Casa.

Os pontos terão serventia?
Sim! A pontuação dos alunos de cada Casa será somada e dividida pelo nº de alunos inscritos e ativos, para assim chegar a uma média comum e não haver disparidade pela falta de alunos de uma determinada Casa. A pontuação será atualizada no tópico Ampulhetas e ao fim do RPG será transferido para o Placar Geral da Casas, que se encontra no topo da página inicial do fórum Grimmauld Place, nº 12

Ampulhetas
Nós temos no CASTELO um tópico com as quatro ampulhetas das casas, que somente o Storyteller pode atualizar. Serão incluídos e excluídos os pontos dos alunos de todos os anos no mesmo tópico, por isso ele vai ficar lá no Salão Principal para que todos tenham acesso. Os pontos da ampulheta não são de avaliação, são de ações diversas: boa resposta, boa participação, ou qualquer outro fato que o professor julgar que mereça pontos extras. Também poderão ser excluídos pontos dos alunos, principalmente por ferir as regras.

Por cada aluno que participar de todo período letivo, cada casa ganhará mais 20 pontos. Além disso, o melhor aluno de cada matéria renderá a sua casa mais 25 pontos e o aluno laureado, destaque de todo o ano letivo, ganhará 50 pontos para sua Casa. Esses pontos extras serão computados diretamente no Placar Geral das Casas.


7. DETENÇÕES
A Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, como toda escola, possui regras que precisam ser cumpridas para que seja garantido o bom andamento das aulas. Por isso, caros alunos, é bom andar na linha se não quiserem cumprir nenhuma detenção.

O aluno que infringir as regras da Escola poderá sofrer uma detenção aplicada pelo professor que verificou a infração e sofrer as punições cabíveis. Os níveis de punição vão desde uma passada rápida na sala de detenção, até a expulsão de Hogwarts. É claro, nem sempre os professores poderão ver tudo, pois saberemos pesar uma brincadeira sadia.

O professor não precisa necessariamente aplicar a detenção, pode só chamar a atenção. Contudo, uma vez aplicada a detenção, o aluno tem duas opções: ou cumpre no prazo definido ou perderá pontos para a Casa.

As condutas proibidas, divididas em categorias por peso, são as seguintes:

Nível Filch -5 pontos
RPG na sala de aula que impossibilite o professor de seguir com seu planejamento
Desobedecer a uma ordem direta de um Professor
Duelos fora de hora
Flood

Nível Snape -10 pontos
Desobedecer a uma ordem direta do Storyteller ou Diretor
Desenvolver habilidades que não constam no perfil
Flood reincidente ou descontrolado

Nível Umbridge -30 pontos
Desvio completo da proposta de J.K. Rowling, ou seja, crossover com outras histórias
Desobediência sistemática e reincidente de várias regras deste RPG
Uso de maldições imperdoáveis sem a devida autorização
Morte de personagem sem a devida autorização
Post Reply

Return to “Mapa do Maroto”