HP - O destino da trama que mudou a literatura mundial.

Seção reservada para discussão das colunas do Site Potterish.

Moderators: Marcelo, Cronista

Post Reply
User avatar
Rodrigo
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Posts: 113
Joined: 06/09/06, 13:36
Sexo: Masculino
Estado: SP
Location: Cannonladia
Contact:

HP - O destino da trama que mudou a literatura mundial.

Post by Rodrigo »

Harry Potter – O destino da trama que mudou a literatura mundial.

Por Isadora Cecatto




A saga composta por seis livros do incrível fenômeno que Harry Potter se tornou, terá seu fim em um futuro próximo. Como sabemos, o sétimo livro de J.K. Rowling estará nas livrarias muito provavelmente em julho de 2007, data também muito esperada por causa do lançamento do quinto filme da série.

A questão central que os fãs do bruxo pelo mundo afora abordam, agora, abrange uma área desconhecida: “Qual o destino da trama que mudou a literatura do mundo inteiro?”. Apesar das inúmeras especulações a cerca do que pode ou não acontecer no bendito livro, existem apenas rumores. A autora, como já era de se esperar, guardou a sete chaves qualquer informação importante, deixando escapar apenas alguns fatos que o interesse geral não considera muito.

Variadas teorias – e quando eu digo variadas, falo também daquelas que fazem a gente querer se jogar pela janela – foram criadas. Os livros, mais do que nunca, estão sendo relidos na tentativa de se obter informações. J.K. desmente, vez ou outra, alguns boatos estranhos que aparecem, segundo ela, em cartas que recebe (não, Dumbledore não é o Harry Potter do futuro); mesmo assim, a imaginação continua a atingir limites absurdos. Mas até onde essas teorias são furadas?

Sabemos, é claro, que Lílian Potter não foi um Comensal da Morte, e sabemos também que não serão Colin e Denis Creevey os novos batedores da Grifinória. Mas não sabemos, por exemplo, se Rony e Hermione vão realmente ter um filho, ou se há algo de importante no fato de existirem tantos gatos na história. Mas, apesar de a grande maioria acatar opiniões distorcidas e improváveis a cerca do futuro de alguns personagens, não podemos ter completa certeza se são ou não opções impossíveis. A questão, porém, é que tudo isso só vai ser resolvido no momento em que os milhares de fãs com opiniões diversas do mundo inteiro, abrirem o livro que tanto esperaram e descobrirem finalmente qual era o fundo de verdade em suas idéias.

Além de questionar a quantidade de opções plausíveis para a resolução de cada um dos mistérios do mundo de Harry Potter, temos também a seguinte dúvida: Que efeitos as escolhas feitas por J.K. Rowling podem causar nos leitores da saga?

Quem nunca, por mais que brincando, acendeu e apagou a luz de seu quarto murmurando "Lumus" e "Nox"? Qual o leitor de Harry Potter que jamais se viu, durante o dia, associando alguma coisa do dia-a-dia à saga? Harry Potter fez os jovens de nosso tempo enxergarem as coisas de outra forma, usando os livros como uma possibilidade de fuga para um mundo literalmente mágico onde muitos, sem dúvidas, gostariam de viver.

Nós, que acompanhamos a jornada do jovem bruxo desde o início – me refiro àqueles que não se baseiam apenas em filmes que não retratam sequer metade da história real, mas sim aos que leram cada um dos livros -, esperamos cada um o seu final feliz. Alguns querem Gina com Draco, outros com Harry... Muitos preferem Rony e Hermione, mas ainda existem os que aprovam Hermione e Harry. Como qualquer um que freqüenta a Floreios e Borrões pode perceber, opção de shipper é o que não falta no mundo potteriano. Além dos possíveis casais, temos a verdadeira identidade de R.A.B. - lembrando que não temos assim tanta certeza sobre ser Régulo Black -, o possível retorno de algum dos personagens que morreram – apesar de eu discordar, é possível -, os verdadeiros Horcruxes restantes, a verdadeira identidade de Snape... E, fazendo a grande quantidade majoritária de fãs tremer de medo, a possível morte de Harry no final. Mas o que exatamente aconteceria se, por escolha da autora, as suas opiniões não fossem seguidas no sétimo livro?

É claro que não podemos esperar o cumprimento total daquilo que formulamos em nossas mentes criativas. Acontece que, estejam certas ou não, existem idéias comuns a todos os fãs de Harry Potter... E sinceramente, seria realmente estranho se alguma delas fosse distorcida ou inexistente. Outra questão que não está em nossas mãos.

Apesar de temerosa quanto às questões do futuro da trama maravilhosa que fez fãs no mundo inteiro, tenho uma percepção não muito negativa quanto ao final. Certamente não gostaria que Harry morresse, e também espero muitas coisas das quais não tenho tanta certeza assim... Mas estamos falando de J.K. Rowling, e não de um autor qualquer. A tia Jo já nos decepcionou, é certo, algumas vezes. Mas ninguém melhor do que a autora da saga pra dizer o que deve ou não acontecer nela! No meu modo de ver as coisas – e acredito que muitos concordem com ele -, Joanne Kathleen Rowling é realmente um gênio. O destino de Harry Potter está certamente nas mãos de alguém inteligente, que sabe o que faz e não pretende nos decepcionar. Para aqueles que gozam de boa capacidade de interpretação, o sétimo livro não poderá ser algo assim tão decepcionante. Afinal, basta ler nas entrelinhas: Muita coisa pode ser presumida a partir disso – principalmente quando se fala em casais. É uma pena, porém, que nem tudo seja assim tão claro... Culpa da tia Jo e seus indecifráveis mistérios.

Por fim, só nos resta esperar. Mais alguns meses de agonia e curiosidade virão, e mais teorias malucas vão aparecer ao decorrer desse tempo. Se teremos uma verdadeira obra-prima a partir da publicação desse livro, ou se os fãs do planeta inteiro vão estar espumando de raiva ao fim da leitura, só o futuro dirá. Resta a nós, amantes de Harry Potter, simplesmente esperar - aquele verbo fatal para qualquer leitor... Seja ele um pottermaníaco obcecado, ou não.
Image


Familia H/G
Familia FicWriters

==============================

Minha fic:
http://www.floreioseborroes.net/menufic.php?id=15179

==============================

" (...) So then i tought, I´d like you to have something by me, you know ...
...and she was the only real thing in the world ... Ginny... her long, sweet-smeeling hair (...) "
User avatar
Pups
Conhecendo os Marotos
Conhecendo os Marotos
Posts: 541
Joined: 04/11/06, 17:18
Location: Not here!
Contact:

Post by Pups »

boa coluna!!!

eu confio na tia Jo, acho que o final não vai ser decepcionante, vai ser ruim por ser o final e com certeza vão ter muitas coisas nas entrelinhas!

Quem nunca, por mais que brincando, acendeu e apagou a luz de seu quarto murmurando "Lumus" e "Nox"?
eu sempre tento pegar as coisas com Accio... que pena que nunca funciona!!ahuahuah
Image
Image
Ser Corvinal é ser Canibal
User avatar
Siminie Weasley
Recebendo a visita de Hagrid
Recebendo a visita de Hagrid
Posts: 25
Joined: 19/10/06, 13:44
Sexo: Feminino
Estado: SP
Casa: Sonserina
Facebook: http://www.orkut.com.br/Profile.aspx?rl ... 3238954181
Location: A toca

Post by Siminie Weasley »

huuhuhuhuhuhuuhuhuhuhuu
Eu tbm.....
as vezes o controle remoto esta longe de mim...dai eu fico falando "Accio Controle"...putz....é impossivel não entrar na magia de HP...
Image

•Nome:Rupert Alexander Lloyd Grint

• Nascimento: 24 de Agosto, 1988

•Signo: Virgem

•Cabelo: Ruivo

•Olhos: Verdes/Cinzas

•Odeia: Aranhas e escuridão

•Família: Mãe (Jo, 34), Pai (Nigel, 38) e mais quatro irmãos (Georgina, 8; Samantha, 6; Charlotte, 3; James, 11).

•Frase: "Ser famoso é incrível. Mas é melhor ser normal."


Você quer??? Eu tambem!!
Caleb Potter
Na Rua dos Alfeneiros nº 4
Na Rua dos Alfeneiros nº 4
Posts: 4
Joined: 22/12/06, 16:43

Post by Caleb Potter »

Adorei a coluna bastante interssante e bem informativa
User avatar
Jéssica Finnigan
Destruindo o diário de Riddle
Destruindo o diário de Riddle
Posts: 470
Joined: 06/11/05, 22:05
Sexo: Feminino
Estado: RJ
Casa: Corvinal
Blog: http://devaneiodasletras.blogspot.com
Location: Salão Comunal da Corvinal

Post by Jéssica Finnigan »

Ótima coluna.
Concordo com tudo o que você disse nela.

Eu acho que muitos não vão gostar no sétimo livro, não porque seja ruim, tenho certeza que a JK saberá finalizar brilhantemente a estória, mas por causa da grande expectativa que se criou em torno desse livro.

Muitas pessoas dedicam horas do seu dia criando várias teorias, cada uma com mais fundamentos do que a outra, e acreditam realmente aquilo vai acontecer. Aí provavelmente chegará o sétimo livro e iremos descobrir que a verdade não se restringe a essas teorias que passamos tanto tempo formulando e acreditando profundamente que eram verdadeiras. Isso vai nos decepisionar um pouco, mesmo sabendo que o rumo que JK deu para a estória é brilhante.

Bem, acho que isso é meio inevitável quando se fala de livros de grande sucesso como HP.
Jogos eternamente no meu coração o/
User avatar
Fefa Hernandez
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Posts: 111
Joined: 27/09/06, 12:12
Location: Desembarcando na Estação de Hogsmead.

Post by Fefa Hernandez »

Pups wrote:eu sempre tento pegar as coisas com Accio... que pena que nunca funciona!!ahuahuah


Huhauhaua, eu sempre faço isso, às vezes quando não tem ninguém olhando (claro!), eu até abro a mão... huahuhau, é meio ridículo, mas é legal!!!!


Quanto a coluna, é uma ótimo resumo do sentimento dos fãs. Ansiedade, teorias, especulações mil. E pros devoradores tudo vai acabar em um dia (sim eu conhesso alguém que já leu um Harry Potter em um dia!). Mas eu não acredito que eu vá me decepcionar, independente do que acontece, a Tia Jo vai fazer com que aconteça da maneira mais emocionante possível.
Image
Image: Cabelo de Unicórnio, salgueiro, 11cm.

Image
Photoshop é moleza! Quero ver faze no paint!!!!
User avatar
Daniel Voorteken Auvergne
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Posts: 179
Joined: 28/02/06, 03:57
Casa: Corvinal
Location: Não sabe ler não? Conhecendo os Marotos

Post by Daniel Voorteken Auvergne »

Ótima coluna!
Nunca custa tentar usar as magias de HP mesmo! Vai que funciona! :mrgreen: Principalmente com o controle remoto. Um Vingardium Leviosa também daria certo...
Às vezes eu penso o que será de nós quando o Deathly Hallows for lançado e, depois de alguns anos, todos os filmes sejam lançados também. Tudo o que nos restará é acompanhar a carreira dos atores, depois do final da saga.
Mas talvez isso seja assunto pra um outro tópico... XD
Antes sem assinatura que mal assinado.

.ds2l.
User avatar
LizMarion
Recebendo a visita de Hagrid
Recebendo a visita de Hagrid
Posts: 21
Joined: 05/02/07, 18:03
Location: Trazendo a Sensualidade de VOLTA, xD

Post by LizMarion »

Eu amo essas colunas.
Essa tah melhor ainda! :palmas
Eu tenho certeza que a JK vai nos dar um belo final, seja ao nosso gosto ou nao. Eu espero uma coisa, mas se ela me trouxer com coerencia outra, eu irei gostar mesmo assim... :wink:
Viva a Tia Jo! :D :P :wink: :palmas :mrgreen:
<center>
Image
Gryffindor Ladies, Do it Better.


~.~

<center>Image

~Griffalicious, It's So Delicious~

</center>
User avatar
Diogo Potter
Conhecendo A Toca
Conhecendo A Toca
Posts: 213
Joined: 05/12/05, 22:43

Post by Diogo Potter »

Ótima coluna!

Expressou bem alguns sentimentos, expectativas e esperanças que temos pro 7° e último livro da saga! =D

Contagem regressiva para 21/07!! \0/
<center>Image</center>

<center>Deathly Hallows = Melhor livro! ;D<center>
User avatar
Yuuko Ichihara
Conhecendo A Toca
Conhecendo A Toca
Posts: 260
Joined: 18/03/07, 02:36
Location: Comprando chiclete >.<
Contact:

Post by Yuuko Ichihara »

Acender e apagar a luz murmurando "Lumus" e "Nox" foi legal =B huahuhuau
Bem, que a J. K. faça com esse livro o que bem entender... Não quero que todos os finais que eu formulei se concretizem.. só espero que sejam bons, que me surpreendam (sou exigente!), e que faça com que, ao terminar o livro, eu diga "Bah... muito bom..."
Esperar esperar... fazer o que =/

Bjoks..
<center>*Bruxa das Dimensões*

We are here to change the world, come with us.

Image

Digníssima esposa do Senhor Hatsuharu</center>
User avatar
gabi lestrange
Na Rua dos Alfeneiros nº 4
Na Rua dos Alfeneiros nº 4
Posts: 13
Joined: 02/02/07, 01:37
Location: aparatando...

Post by gabi lestrange »

adorei a coluna...
sempre brinco com meu primo falkando coisas tipo ``nossa c ta educado como um trasgo hj ´´ ou viro do nada ``avadaaaaaaaaaa´´ ou faz teorias malucas zoa os personagens...... e realmente sai gritando feitiços qndo a luz apaga etc.

hj naum tem como viver sem dizer alguma coisa relacionada com o livro......
CAPITAN!
JACK SPARROW...
Image




Mana da :Laine
Mana do:Fled
User avatar
°º Lily Evans
Recebendo a visita de Hagrid
Recebendo a visita de Hagrid
Posts: 49
Joined: 27/11/06, 13:14
Location: dando uma voltinha no Beco Diagonal...

Post by °º Lily Evans »

eu adoreio a coluna, realmente mto boa!! =D

eu naum sou mto de formnular teorias, mais formulo algumas sim, naum tem como nau fazer isso ;]
e oq mtos ja disseram, a unica coisa q nos resta eh esperar, esperar e esperar!!

*acho q naum tem uma pessoa q nunca tentou fazer um feitiço neh?! eu já tentei varios, e nenhum deu certo =/, mais eh realmente impossivel naum entrar nesse mundo ;DD
°ºLily Evans

<center>Image

Ladies' Secret.Watch Your Back!
We are
NOT jus ordinary girls.


Quer conversar, nem q seja só pra jogar conversa fora e falar d coisas inuteis?! pode me mandar MP ^^

♥H/G 4ever♥R/Hr 4ever
Pq a J.K disse q vai ser assim ;]

Legenda RPG ;D

ºnarraçãoº
-fala
pensamento
-fala de outro personagem
User avatar
Arielle *~
Conhecendo os Marotos
Conhecendo os Marotos
Posts: 577
Joined: 14/03/07, 15:31
Casa: Sonserina

Post by Arielle *~ »

não, Dumbledore não é o Harry Potter do futuro
O_O'

Mais no meu, essa época que estamos ate o lançamento vai ser A MELHOR! Cara... essa espera.. essa angustia! eu quero e naum quero que chegue DH! Nhaaaaa

Mto boa coluna!
Image
Post Reply

Return to “Colunas”