Não estou falando que a JK não fez um bom trabalho. Ela fez, sim, mas não criou um universo. Eu tenho/tinha uma entrevista em que ela própria fala que não criou um universo e quem nem seria capaz de criar um como o Tolkien.Vamos ser proporcionais no seguinte:
Cada um tem seu mérito e querendo ou não, Harry Potter é sim um universo criado e muito bem pensado. JK não nega que houve influências do Tolkien e outros tantos, mas qual é o autor que não teve influências?
O próprio Tolkien teve. Ele não é um deus da literatura, além do mais ele não foi 100% original porque nem tudo que se cria é totalmente inédito.
O Tolkien criou raças, línguas, um mundo realmente novo etc. JK criou um mundo mágico dentro do mundo que a gente conhece e essa é a diferença.
E quando a profundidade... cada personagem de Harry Potter tem uma enorme profundidade, o que dá a profundidade da história...
Em todo caso.. leia Crepúsculo que aí você vai entender o que é não ter profundidade...
Acho que profundidade aqui vai ser por questão de opinião. Eu realmente não vejo HP como um livro profundo nem com personagens profundos. O livro tem todos os seus méritos, mas profundidade eu já acho exagero, até porque se fosse, não atrairia tanto crianças para leitura.Concordo com o Kauã. Nossa, a JK criou toda uma sociedade nova, com tudo muito bem pensado, desde detalhesinhos até Hogwarts. Fora a trama quase sem furos. Por que, tirando umas derrapadas, o enredo dela parece que foi todo muito bem pensado. Pega PdA. Pra mim é o melhor livro, tudo bem amarrado, se desenrolando aos poucos até você entender tudo e ficar =OOOO
Os personagens são profundos, cada um tem o seu jeito de ser e não ficam mudando a cada minuto. Você consegue até a adivinhar o que a Hermione ou a Luna fariam diante de X situação. Agora, vai tentar fazer isso com tuailaiti.