[phpBB Debug] PHP Notice: in file [ROOT]/includes/session.php on line 2199: Array to string conversion
[phpBB Debug] PHP Notice: in file [ROOT]/includes/session.php on line 2199: Array to string conversion
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/functions.php on line 4731: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at [ROOT]/includes/functions.php:3815)
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/functions.php on line 4733: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at [ROOT]/includes/functions.php:3815)
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/functions.php on line 4734: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at [ROOT]/includes/functions.php:3815)
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/functions.php on line 4735: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at [ROOT]/includes/functions.php:3815)
Grimmauld Place • Exibir tópico - Harry Potter e a Síndrome de Petter Pan

Harry Potter e a Síndrome de Petter Pan

Seção reservada para discussão das colunas do Site Potterish.

Moderadores: Marcelo, Cronista

Mensagempor Rodrigo » 19/11/06, 23:25

Por Clara Jones

Desde 1997, a autora J.K. Rowlling nos presenteia com a série do bruxinho Harry Potter. A história, que se passa em uma escola de Magia e Bruxaria, está prevista para durar sete livros, compreendendo o período dos 10 aos 17 anos, aproximadamente, dos personagens principais. Essa faixa etária é, possivelmente, a mais interessante de todo o tempo de vida de uma pessoa. É quando consolidamos nossa personalidade, afinidades, independência, sociabilidade e, claro, nossa sexualidade. Mas, aparentemente, a autora do blockbuster se esqueceu desse último.

Somos todos, acima de tudo, fãs da Rowlling, pois sua história e personagens ocupam um espaço mágico de nossas vidas. Porém, é verdade incontestável que seus personagens são, além de corajosos, audaciosos, amados e surpreendentes, assexuados.

Certamente, existe uma tensão sexual em certos momentos da história, como na relação entre Rony e Hermione, Harry e Cho e, posteriormente, Harry e Gina. Porém, é tudo sempre tão casto e infantil, que muitas vezes me questiono se os personagens pararam permanentemente nos 13 anos. Harry perde noites e noites de sono assombrado pela presença de Voldemort, mas nunca tem um único sonho típico de garotos da sua idade, além de jamais, em cena alguma, ter tido uma conversa sobre sexo com Rony ou algum de seus amigos. Mas, afinal, que pessoas são essas que aos 16 anos só tem dilemas morais e nenhuma revista erótica? Seria alguma utopia de uma mãe conservadora que teme desde a gravidez o dia em que seu filho irá perguntar “de onde vem os bebês”?

Ok, ok... Eu não me esqueci que essa é uma história voltada ao público infantil, e que explorar o desenvolvimento sexual dos personagens fatalmente geraria uma censura 18 anos nos livros finais da série. Sim, eu sei de tudo isso. O que quero discutir é por que a Rowlling é tão radical abstrair esse tema da abordagem psicológica que faz dos seus personagens, em especial Harry Potter.

Lembro-me de ter pensado superficialmente sobre essa questão na ocasião da publicação do terceiro livro, quando li a cena em que Harry vê Cho voando, minutos antes de uma partida entre Grifinória e Corvinal, e disse ter sentido ‘algo’ se manifestar nele que não era apenas nervosismo pelo jogo. Cheguei a pensar que a autora iria encontrar formar sutis de abordar esses sentimentos e sensações para aproximar os personagens o máximo possível da realidade. Mas, não foi o que aconteceu.

Por vezes pensei que a razão para tal evento fosse o conservadorismo exacerbado na Inglaterra, evidente no comportamento reconhecidamente austero de seus habitantes, ou a pressão da editora para que a autora deixasse a questão sexual dos personagens o mais insípida possível, por temer queda de vendas no puritano, mas gigante mercado consumidor, Estados Unidos. Por fim, cheguei à conclusão de que se trata de auto censura da autora, uma vez que a Inglaterra produziu gênios liberais como Mary Shelley, autora de Frankenstein, e o EUA foi berço do rebelde Edgard Allan Poe. Todas minhas tentativas de justificar a abstenção de J.K. Rowlling caem por terra sempre que a comparo aos inúmeros autores que, em situação ainda mais repressora, souberam dar todos os traços humanos que um personagem merece receber.

Não espero nenhum milagre para o próximo livro. Muito possivelmente, todos os personagens chegarão às últimas páginas virgens e pudicos. A única esperança que me resta são as tentativas heróicas dos diretores das adaptações para o cinema em colocar algum tempero nas cenas, e espero sinceramente que Alfonso Cuarón volte a dirigir algum filme. Quem já assistiu Y Su Madre También vai me entender perfeitamente.

A título de curiosidade, a idéia para essa coluna surgiu após a publicação no Potterish de novas fotos do filme December Boys com o comentário de que Daniel irá protagonizar uma cena de sexo. Eu fiquei um tanto intrigada com os comentários feitos pelos visitantes.
Imagem

Familia H/G
Familia FicWriters

==============================

Minha fic:
http://www.floreioseborroes.net/menufic.php?id=15179

" (...) So then i tought, I´d like you to have something by me, you know ...
...and she was the only real thing in the world ... Ginny... her long, sweet-smeeling hair (...) "
Rodrigo
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal

Cash on hand: 5.00
Estado: SP

Mensagempor - Isabella. » 20/11/06, 15:41

parabéns pela coluna, está ótema xD

enfim, sempre me questionei isso tbm; como os personagens se encontram na "flor da idade", a JK poderia ter encontrado, como vc mesma disse, formas sutis para demonstrar o amadurecimento afetivo e sexual dos personagens.

e tbm acho que, a essa altura do campeonato, pouca coisa vá mudar qnto à essa questão...
_

<center>Imagem</center>

<center>And when it rains,
You always find an escape
Just running away
From all of the ones who love you
From everything
</center>
- Isabella.
Conhecendo A Toca
Conhecendo A Toca

Cash on hand: 0.00

Isabella

Mensagempor ClaraJones » 20/11/06, 22:04

Pois é... acho que as chances de alguma coisa acontecer no sétimo livro é nula.

Como sempre digo, a única válvula de escape são as fanfics! kkkk

por isso as amo de paixão.
ClaraJones
Colunista Potterish
Colunista Potterish

Mensagempor Jéssica Finnigan » 20/11/06, 22:20

Sinceramente, isso não é o tipo de coisa que me faz falta em um livro.
Eu concordo que a ausencia impulsos sexuais, faz os personagens parecerem puros demais para serem "reais".
Não vejo isso como algum tipo de falha, apenas desnecessário quando se tem coisas mais interessantes para se focar na história.
JK poderia abordar esse assunto de forma sutil, mas talvez isso não faça o estilo dela, não que eu ache necessário.
Jogos eternamente no meu coração o/
Jéssica Finnigan
Destruindo o diário de Riddle
Destruindo o diário de Riddle

Cash on hand: 580.00
Estado: RJ
Casa: Corvinal

Mensagempor Mystik » 23/11/06, 15:16

Realmente esse é um assunto e tanto para se pensar. o.o

Como eu sei que da tia Jô não vai vir nada só digo uma coisa: fanfics. xD

Parabéns, a coluna está ótima! ^-^
Imagem

Imagem
Seja Diferente. Faça diferente. Seja da Lufa²
Organizadora de Eventos da Irmandade Slasher
Countdown: eightteen days for the Systematic Chaos begin.
Mystik
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal

Mensagempor Victor Tonks » 23/11/06, 15:31

Eu acho mais do que certo. Não que condene esse tipo de "cena", mas acho que há momentos e momentos. A trama cental da série não é essa, e uma boa história não precisa ser necessariamente uma história que apele para cenas obsenas. Aliás, acho que muita gente não pensa assim.

Além do mais, há muitas coisas que ficam subtendidas. Por exemplo, acho que os personagens de HP nunca tomaram um banho na vida, pois isso nunca é descrito no livro. Nem cortam as unhas, ou os cabelos. Nem se masturbam. Mas isso não quer dizer que eles realmente não façam esse tipo de coisa, apenas existem coisas mais importantes para se falar.

Eu acho que depende da maneira que for descrito. Não vejo mal que alguém da série perca a virgindade, mas caso isso aconteça, prefiro que seja algo que fique meio subtendido, que nem o momento do beijo da Cho e do Harry, porque se não, tira um pouco da magia da série.

Boas histórias não precisam ser necessariamente histórias que retratem a realidade fielmente. Aliás, isso é impossível. Em qualquer obra, seja em qualquer meio, há manipulação. E cada um manipula da maneira que o resultado fique melhor. ;D

Há vários outros assuntos também que a autora prefere não tocar. Religião, por exemplo. Será mesmo que isso faz da série inveróssil? Aliás, o que podemos esperar de real de uma série onde personagens fazem magias, soltam feitiços, voam em vassouras..?
Victor Tonks
Conhecendo A Toca
Conhecendo A Toca

Estado: CE

Mensagempor AnaTeresa » 23/11/06, 16:00

ja pensei nesse assunto muitas vezes, visto que os livros retratam a adolescência deles,praticamente o ultimo livro acaba com eles santos

daí que eu também goste de ler fics

coluna optima =)

Alice in Wonderland
Curiouser and curiouser!

Fic's:

Claro-Escuro (Terminada!)
A Festa de Draco
AnaTeresa
Conhecendo os Marotos
Conhecendo os Marotos

Cash on hand: 10.00
Estado: Portugal
Casa: Grifinória

Mensagempor Ana C. » 23/11/06, 17:44

Também já me perguntei isso.
Os livros falam muito sobre o amadurecimento dos personagens. Acho sim que deviam ter algumas sutilezas a esse respeito, afinal.

Ótima sua coluna!! XD
Ana C.
Na Rua dos Alfeneiros nº 4
Na Rua dos Alfeneiros nº 4

Estado: MG
Casa: Lufa-lufa

Mensagempor Fefa Hernandez » 24/11/06, 12:18

Eu concordo com o João Victor.

Acho esse tipo de coisa dispensável. O foco da história não é esse, e o estilo de JK não é esse.

É como o Victor disse, não é porque só foi descrita uma cena de banho do Harry que ele só tenha tomado aquela banho na vida. Não é porque nunca foi descrita uma ceninha do Harry se masturbando, que ele nuca tenha feito isso.

Acho que JK deixa esse tipo de coisa para a imaginação do leitor. No sexto livro temos as tardes que Harry passa com Gina pelos jardins da escola, vai saber o que não rolou atrás de uma moitinha e a tia Jo não quis contar, até porque nem precisa, os leitores já imaginam esse tipo de coisa. Uma prova disso é essa coluna e seus comentários. :D
Imagem
Imagem: Cabelo de Unicórnio, salgueiro, 11cm.

Imagem
Photoshop é moleza! Quero ver faze no paint!!!!
Fefa Hernandez
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal

Mensagempor Cláudia » 30/11/06, 12:54

concordo com o Victor, a drama não comprta a abordagem da "evolução sexual" das persoangens, simlpes temperos sutis, como a proópria J.K. fez já foram mais que suficientes.

Trata-se de um técnica de escrita, vejam trata-se de uma saga de aventura e mistério de um bruxo de 11 anos.. muito mais mistério e aventura, onde o romance, se fosse o caso, somente poderia ser usado " com o intuito " de desviar a atenção do leitor do tema principal.. como ela magistralmente fez no caso do Lupin com a Tonks!

Além do mais ela dá toques sutis... suas personagens são ricas na construção psicologica, basta saber ler as "entrelinhas".

Realmente eu penso que abordar aspectos tão intimos seria totalmente desnecessário.

Agora falar que eles tomam banho de vez em quando seria bom. O Harry em 6 livros só tomou banho mesmo 2 vezes -- hihihihiihihii
Imagem

Críticas, reclamações e principalmente elogios - CORUJAL
Find more details and items in the profil of the user

Click the icon to see the image in fullscreen mode  
1 pcs.
Cláudia
[Administrador]
[Administrador]

Cash on hand: Locked
Estado: PR

Mensagempor Dannipel » 30/11/06, 17:06

Realmente, SEXO é um dos assunto pouco abordado na narrativa da História de Harry Potter. Mas acho que a falta de algo mais explicito, não signifique que ela não deixe nada implicito....ficou confuso...ficou.
Bom mas temos que levar em conta que não é da natureza Inglesa, que se pense que adolecentes sejam visto do nosso ponto de vista, o ponto de vista dos latinos.

Eles são timidos até na demonstração de sentimetos, para isso , basta ver que Harry fica sempre vermelho ou constrangido com o simples abraços da Sra. Weasley, ou da Hermione..que apesar de abraçar Harry, que tem como a um irmão, mas fica sem ação quando se trata do Roni.

E lembrar do alvoroço propiciado pelo baile, e por ter de dançar com uma pessoa do sexo oposto.
Chegou ao extremo de Harry preferir encarar outro dragão a ter que convidar a Cho.

Eu também era muito timida, somente depois dos 18 anos é que a coisa melhorou.
mas até mesmo quando conheci meu namorido, tive muita dificuldade de demostrar p/ele que estava caida por ele. Só quando ele ficou com outra guria do cursinho é que tive um ataque de ciumes e ele conseguiu perceber, que o que ele sentia em relação a mim, era o mesmo que eu sentia. (lembro-me que reagi como o Roni em relaçao a Mione).

Mas isso, de ser timida, não impediu de eu não se mais virgem depois dos 16 anos.

Acho que se ela incrementa-se a história , apimentando um pouco, ai é que os malucos de plantão iriam dizer, que o aumento de adolecentes gravidas pelo mundo a fora , é culpa da tia Jô ou dos Livros do Harry Potter.

E Parabéns por essa coluna e por abordar esse tema.
Bejos a todos.
Movimento: Ser Corvinal é ser Canibal
Imagem
~morde~
Dannipel
Colaborador Potterish
Colaborador Potterish

Cash on hand: 2.00
Localização: Satolep - Onde o Dobby lavou as meias do Dumbledore.
Estado: RS

Mensagempor Victor Tonks » 30/11/06, 19:23

Vejam esse trecho.

Harry virou-se para olhar o caminho e viu Fleur Delacour e Rogério Daves parados, meio escondidos por uma roseira próxima. (...) (Fleur e Davies pareceram a Harry muito ocupados) (...) Harry ouviu Fleur e Rogério despencarem da roseira em que estavam. (...) Fleur e Rogério tinham desaparecido, provavelmente em uma moita de arbustos com mais privacidade.

É desse tipo de coisa que eu falo que combina com a série. Coisas sutis, sem fazer muita referência ao ato em si e deixar com que a imaginação de cada um flua. Vejam as cenas deletadas do CdF, e em uma delas, Harry vai dar uma volta depois do baile do inverno, e em uma carruagem, havia um movimento simulando sexo. Não tem porque ser mais explícito que isso.
Victor Tonks
Conhecendo A Toca
Conhecendo A Toca

Estado: CE

Mensagempor Regina McGonagall » 01/12/06, 09:41

Victor Tonks escreveu:É desse tipo de coisa que eu falo que combina com a série. Coisas sutis, sem fazer muita referência ao ato em si e deixar com que a imaginação de cada um flua. Vejam as cenas deletadas do CdF, e em uma delas, Harry vai dar uma volta depois do baile do inverno, e em uma carruagem, havia um movimento simulando sexo. Não tem porque ser mais explícito que isso.

concordo plenamente, Victor.

a coluna está bem escrita, mas minha visão da obra é exatamente esta: simplesmente, a JK não focou nisso, não relata esses fatos, como não relata os banhos, as tpm das meninas, etc, etc...

e este fato não desmerece os livros, nem o trabalho dela como escritora, de forma alguma.

ela trata de outros angulos do desenvolvimento deles, que já dão trabalho suficiente. fazer diferente seria transformar o livro numa obra introspectiva, reflexiva, não de aventuras.
Regina McGonagall
Ministra da Magia

Imagem
Clique aqui para me mandar uma coruja

RPG
Narração
Fala
Pensamento
Outros personagens

Imagem
Regina McGonagall
Ministra da Magia
Ministra da Magia

Cash on hand: 9,786.00
Estado: MG

Mensagempor Patty Chang » 01/12/06, 09:54

Sinceramente concordei com todo mundo que acha q esse tipo de cena não faz a menor falta...
Tenho amigos de 20 anos q nunca nem beijaram na boca... eles estão com 16... ela não precisa narrar algum comportamente mais eufórico dos personagens por assim dizer...
Acho que cada um tem sua imaginação... e também a JK não narra 24 horas do dia de cada um dos personagens...
Tem outra coisa também... como um bruxo q esta vendo todo mundo q ama morrer e correr perigo pode pensar em fazer esse tipo coisa???
Sinceramente a escritora desse artigo não foi muito feliz... até porque com 16 anos eu também só beijava na boca... e se alguém tentasse fazer alguma coisa além disso levava no minimo um mega tapa....
Não acho que cenas quentes não vão deixar os livros melhores... e sim acredito que JK descreva os relacionamentos como um primeiro amor... puro... que deixa a gente tremendo e não eufórico.
Corvinal minha paixão eterna
Patty Chang
Conjurando o Patrono
Conjurando o Patrono

Cash on hand: 17.00

Mensagempor Dannipel » 01/12/06, 11:07

Victor Tonks, Era exatamente ao que eu queria dizer, mas como eu ñ tenho o Cálice de Fogo, não lembrava-me com certeza da cena, ou em qual paginas estavam...mas não é só ai...lembro-me de uma cena do Harry e a Cho, na casa de chá no dia dos namorados...era como se ele ficasse exitado(mas não de maneira sexual), ou coisa assim só de pensar em pegar na mão dela...e como ele fica constrangido do monitor da Corvinal e a namorada estarem se beijando na mesa ao lado.. ele sempre sente o tal "bicho" no estomago.

Acho que o mais perto de saber que eles não iram terminar o livro virgens, é que nas últimas paginas ela deve traçar eles se encontrando na plataforma 9 3/4 para levar os filhos p/o 1º ano de Hogwarts!
Movimento: Ser Corvinal é ser Canibal
Imagem
~morde~
Dannipel
Colaborador Potterish
Colaborador Potterish

Cash on hand: 2.00
Localização: Satolep - Onde o Dobby lavou as meias do Dumbledore.
Estado: RS

Mensagempor Rodrigo » 01/12/06, 11:42

Nao diria introspectiva.....
Acredito que o fato dela focar outros rumos em sua trama é mais do que normal, porém acredito que alguns detalhes a mais, ou digamos.....mais coisas sutis como a citada no livro 4 pelo tonks deveriam ser implementadas.
O desmerecimento da autora eh algo realmente "fora de concenso"...
mas gostaria de ver os bruxos um pokin mais proximo da realidade....mas como nem tudo eh possivel.....temos que aceitar a forma com que ele eh escrita.
Imagem

Familia H/G
Familia FicWriters

Minha fic:
http://www.floreioseborroes.net/menufic.php?id=15179

" (...) So then i tought, I´d like you to have something by me, you know ...
...and she was the only real thing in the world ... Ginny... her long, sweet-smeeling hair (...) "
Rodrigo
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal

Mensagempor Náthalie Evans » 05/12/06, 21:22

realmente, devo concordar com a coluna em certos pontos, e já parei para pensar nisso, mas como já falaram certas coisas já ficam sub-entendidas, e não necessita ser descritas, pois tem coisas mais importantes a se falar, mas não quer dizer que não façam isso, ela só não descreve
Nathalie
Náthalie Evans
Conhecendo os Marotos
Conhecendo os Marotos

Cash on hand: 81.00
Estado: AM
Casa: Sonserina

Mensagempor Constantine » 09/12/06, 22:21

Achei a coluna CORRETÍSSIMA, tu falou tudo o que penso sobre esse assunto. Foi além, citando o Poe, p*ra... realmente. Tem que ter coragem para chocar.

A meninada de hoje em dia tá dando banho nos adultos, sabem mais de Kama Sutra do que quem está nas "camas" há anos. Não entendo realmente porque os guris da J.K são tão bonzinhos, certinhos... Ninguém quer transar, não existe tesão, os beijos são descritos como se dois dinossauros tivessem numa tentativa desesperada e romântica de tal coisa... Enfim. É um universo totalmente "puro" criado entre jovens numa idade onde os hormônios "borbulham" os locais mais inexplorados do corpo.

Sei que a trama não é para focar enfaticamente esse lado sexual da coisa, mas eles são anormais? Não. São bruxos mas tem uma anatomia igual a de um dito trouxa. Então deveria existir sim um pouco mais de "corpo humano" nesse drama todo. Se ela insistiu em arrumar um romance "típico de Romeu e Julieta" para o Potter, deveria ter abordado mais o "feeling" perto do lago, os passeios à sós... Menos pudorismo e mais realismo. E viva Caio F. Abreu, enfim.

Só finalizando: No 7o. livro acho impossível isso acontecer, ela tem que esclarecer e fechar muitas "teorias"... não dá tempo para sexo. Mas vamos torcer que pelo menos ela dê umas linhas mais "claras" sobre o amadurecimento das personagens... #-o
Adeus!
Constantine
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal

Mensagempor Thammy Lee » 09/12/06, 22:37

achei essa coluna corretíííssima,
harry demorou 5 anos pro primeiro beijo,
nunca falou de sexo, nem coisas normais pra sua idade (começando pela curiosidade)
J.K. faz com que seus personagens sejam inocentes ao extremo nesses assuntos.
strawberry field forever.
Thammy Lee
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal

Mensagempor ClaraJones » 11/12/06, 10:30

:mrgreen:

Polêmica... adooooooooooro
ClaraJones
Colunista Potterish
Colunista Potterish