O Pasquim: imprensa livre também acerta

Seção reservada para discussão das colunas do Site Potterish.

Moderators: Marcelo, Cronista

Post Reply
Rodrigo
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Estado: SP

Post by Rodrigo »

Por Camila Galvez

Prometi voltar em uma outra coluna para uma análise de O Pasquim, revista meio alternativa do mundo bruxo, cujo pai de Luna Lovegood é o editor. Muitos criticaram a outra coluna em relação ao abordado sobre este veículo, e eu agradeço os valiosos comentários. Para esclarecer, O Pasquim vendeu (e não roubou, como escrevi) a entrevista concedida por Harry Potter para o Profeta Diário. Luna e o pai viajaram para a Suécia para tentar encontrar um bufador de chifre enrrugado, conforme constatei nas pesquisas de OdF para escrever essa coluna. Mesmo assim, a atitude do Profeta Diário em publicá-la como exclusiva mostra o quanto o jornal se preocupa com a quantidade de exemplares que vende, não com a verdade. Afinal, a entrevista não era exclusiva, pois fora publicada meses antes pela revista do pai de Luna.

Mas estou aqui para escrever sobre O Pasquim. É fácil criticar um veículo como este, que publica assuntos que são muitas vezes fantasiosos para a grande maioria do público leitor. Mas tenho que ressaltar: quem lê O Pasquim no mundo bruxo não costuma acompanhar o Profeta Diário e vice versa. São tipos de leitores diferentes que se interessam por estes veículos. No nosso mundo, O Pasquim seria chamado de imprensa livre. Sua principal característica é a compra de artigos. Sabemos disso quando, em OdF, Hermione obriga Rita Skeeter a escrever a entrevista com o Harry. Luna explica que os colaboradores do Pasquim escrevem os artigos e seu pai os compra, sem no entanto pagar nada por eles. Ela diz que é apenas pelo prestígio de verem seus textos publicados na revista.

Vale esclarecer que artigo e notícia são dois tipos diferentes de escrever, de acordo com a teoria do Jornalismo. Um artigo é um texto que exprime a opinião do autor e é assinado por ele. Portanto, todo o conteúdo é de responsabilidade de quem escreve, sem refletir a opinião do veículo que publica. Claro que, na prática, veículos jornalísticos só publicam artigos que batam com a opinião do dono. É uma questão de lógica. E um detalhe: o autor do artigo não precisa necessariamente ser um jornalista, há vários artigos científicos como exemplo. Agora, notícia é um texto escrito por um repórter, autônomo ou não, que recebe para isso e se submete ao jornal onde trabalha. Rita, apesar de ter sido demitida do Profeta Diário, não queria escrever para O Pasquim porque, primeiro, era um veículo que ela julgava ruim. E segundo porque ela era uma repórter, queria ganhar pelo serviço prestado à revista.

Com a chantagem de Hermione, no entanto, Rita acaba por escrever o artigo em que Harry conta a verdade sobre a volta do Lorde das Trevas. A entrevista acaba por se tornar uma notícia, pois traz a tona a realidade que a imprensa oficial (leia-se Profeta Diário) tentava esconder do mundo bruxo. Mas outros artigos, como o dos Chifres Bufadores e o do Sirius Black (que afirmava que ele era Toquinho Boardman), são em sua maioria baseados em informações de uma única fonte, no caso o próprio autor do texto. Como um veículo jornalístico, O Pasquim pode apresentar problemas na qualidade da informação. Mas como veículo de entretenimento, para o público ao qual é voltado, ele é bastante apreciado.

Apenas um veículo como O Pasquim daria a Harry a oportunidade de se manifestar e expor ao mundo bruxo o que realmente aconteceu no fim do Torneio Tribruxo e durante o período que a ele se seguiu. Com o controle do Ministério da Magia sobre o Profeta Diário, sobra espaço para a atuação da imprensa livre na obra de J.K. Rowling. O Pasquim, que faz parte desse tipo de imprensa que valoriza a liberdade de expressão, pode falhar muitas vezes. Mas o senhor Lovegood não é bobo. Como editor, ele sabia que as informações referentes a Harry Potter dariam ibope e fariam sua revista vender mais. Mas acredito que o pai de Luna não fez isso por dinheiro, pois apesar de esperar um aumento nas vendas, ele não tinha como prever que a edição esgotaria. Acho que por mais estranhos que os Lovegood possam ser, eles acreditavam na história de Harry. Tanto que Luna lutou com ele no Ministério e fazia parte da AD não apenas porque era amiga de Gina, mas porque queria aprender a se defender. E por acreditar na história de Harry é que o senhor Lovegood preteriu outros artigos que poderiam interessar mais o público leitor da sua revista para publicar a entrevista sobre o retorno de Voldemort.

É cada vez mais comum no mercado editorial do mundo que veículos pequenos sejam responsáveis por grandes denúncias. E destaco principalmente o fenômeno eletrônico de blogs como fonte de notícias. Muitos acontecimentos, investigações e denúncias chegam hoje para nós por meio da internet. Basta citar o Potterish como um exemplo, em sua recente entrevista exclusiva com a tradutora Lia Wyler. Só que é necessário aprender ainda a separar o que é verdade do que é apenas divulgado para causar polêmica. Como isso só se aprende com o tempo, a tendência é de que os veículos de imprensa livre, tanto online quanto impressos, se especializem cada vez mais e melhorem a qualidade daquilo que publicam. Talvez isso se aplique algum dia também ao Pasquim, que de uma forma ou de outra, prestou um grande serviço a comunidade mágica.
Last edited by Rodrigo on 24/01/07, 00:53, edited 1 time in total.
Image

Familia H/G
Familia FicWriters

==============================

Minha fic:
http://www.floreioseborroes.net/menufic.php?id=15179

==============================

" (...) So then i tought, I´d like you to have something by me, you know ...
...and she was the only real thing in the world ... Ginny... her long, sweet-smeeling hair (...) "
Mia Galvez
Descobrindo a Profecia
Descobrindo a Profecia
Casa: Grifinória
Location: na Mansão da Família Ficwritter, tropeçando no porta guarda-chuva de perna de trasgo

Post by Mia Galvez »

Vc resolveu mudar meu sobrenome, Rod??
rs...
Gente! É da Galvez, tá? rs...
Grindeldore como você nunca viu...
Image

Família Ficwriters: Sister da Dri, Betynha, Amandita, Morg e gêmula da Fla!
Mamis de caldeirão das gêmulas Mandy e Rapousa, e das filhotas Bruh, Cah e Guta!
Filha do melhor casal: Rufus e Jessie

Image
TONKS WAY OF LIFE!
duxx Andrade
Newsposter Potterish
Newsposter Potterish

Post by duxx Andrade »

Hehe ele errou o meu também, escreveu Eduador ;p
Bom, eu gostei muito da coluna, parabéns. Já tinha lido a coluna do Profeta Diário, e concordei com tudo que estava escrito. Vale lembrar que, longe da ditadura de Fudge, o Profeta começou a acertar mais as suas notícias, e, por mais que publicasse coisas supostamente sensacionalistas ("Harry Potter: O Escolhido?") ele na verdade não chegou a falar nada que não fosse verdade após o retorno de Voldemort.
Penso que, se eu fosse escolher entre O Pasquim e O Profeta Diário, provavelmente leria o Profeta se estivesse no mundo bruxo... O Pasquim é MUITO doido pra minha cabeça (embora eu adore a Luna e O Pasquim no livro, claro). E tomara que as notícias atinjam um nível superior à medida que mais bruxos forem se interessando pela revista. Seria ótimo ver O Pasquim, sempre com base na verdade e longe das garras do governo, se tornando o maior meio de comunicação do mundo bruxo.
Image
Image
ImageImage
ImageImageImage
Mia Galvez
Descobrindo a Profecia
Descobrindo a Profecia
Location: na Mansão da Família Ficwritter, tropeçando no porta guarda-chuva de perna de trasgo

Post by Mia Galvez »

duxx Andrade wrote:Hehe ele errou o meu também, escreveu Eduador ;p
Eh, Rod! Mais atenção! rs...
Brincadeirinha, amore! A gente te ama mesmo assim, viu?

Bom, Duxx, primeiro quero agradecer pelo elogio. E sim, o Profeta melhorou depois do fim da ditadura. Mas como todo o veículo grande (vide Folha e Estadão como exemplo), às vezes ainda pisa na bola. Normal... O Estadão também se rendeu totalmente no período da ditadura aqui no Brasil, e publicava tudo o que o governo quisesse mostrar.
duxx Andrade wrote: Penso que, se eu fosse escolher entre O Pasquim e O Profeta Diário, provavelmente leria o Profeta se estivesse no mundo bruxo... O Pasquim é MUITO doido pra minha cabeça (embora eu adore a Luna e O Pasquim no livro, claro).]

rs... Eu escolheria O Pasquim... será que precisa dizer alguma coisa? rs... Jornalista e revolucionária, meu caro!
duxx Andrade wrote:E tomara que as notícias atinjam um nível superior à medida que mais bruxos forem se interessando pela revista. Seria ótimo ver O Pasquim, sempre com base na verdade e longe das garras do governo, se tornando o maior meio de comunicação do mundo bruxo.

Gostaria que fosse assim também, mas acho que a JK já deu seu recado para a imprensa mundial e não vai dar tanto destaque a ambos os veículos daqui pra frente, mesmo porque, temos coisas maiores pra pensar. Mas foi legal ela ter dado esse cutucão, pelo menos pra futuros jornalistas e amantes de Harry Potter como eu...

Beijo grande!
Image

Mamis de caldeirão das gêmulas Mandy e Rapousa, e das filhotas Bruh, Cah e Guta!

Image
TONKS WAY OF LIFE!
Fefa Hernandez
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal

Post by Fefa Hernandez »

Parabéns Camila pela coluna.

Mas eu to com o Dux, se eu fosse uma bruxa eu leria O Profeta, O Pasquim é muito viajado, mas é claro que iria atrás da verdade. Como no mundo trouxa, você não pode fechar os olhos e confiar apenas no que o Willian Bonner te fala todas as noites, por isso sempre vale uma olhadinha em um meio de informação mais alternativo.

Digamos que talvez eu desse uma passada de olho no Pasquim ao passar em frente a uma banca.

Bruxos têm bancas?
Image
Image: Cabelo de Unicórnio, salgueiro, 11cm.

Image
Photoshop é moleza! Quero ver faze no paint!!!!
Mia Galvez
Descobrindo a Profecia
Descobrindo a Profecia

Post by Mia Galvez »

Fefa Hernandez wrote:Bruxos têm bancas?
Excelente pergunta! rs... Há tantos detalhes sobre o universo de Harry Potter que a gente desconhece que se pararmos pra pensar ficamos loucos! rs...
Image

Image
TONKS WAY OF LIFE!
duxx Andrade
Newsposter Potterish
Newsposter Potterish

Post by duxx Andrade »

Tenho quase certeza que em lugares tipo o Beco Diagonal e Hogsmeade têm bancas sim...
Image
Image
ImageImage
ImageImageImage
Cláudia
[Administrador]
[Administrador]
Estado: PR
Blog: http://klausnerds.tumblr.com/

Post by Cláudia »

Adoreiii a coluna, esstá realmente muito boa!

eu leria os dois.. assim poderia ter visões diferentes do mesmo assunto.. caso ambos fossem tratados em ambos os veiculos!

Mesmo que não fossem, o Pasquim seria um boa fonte de risadas!

Todo veículo de comunicação sabemos sempre sofre influencia e algum tipo de censura, por isso temos sempre que saber "ler", entender o que está escrito"
De qualquer forma, eu penso que nenhuma impres seja no mundo bruxo ou no mundo trouxa é "absolutamente e completamente" isenta!

Em algum momento ela mostrará sua "tendência" e isso vemos tanto no Profeta Diário, quanto no Pasquim!

Parabéns Camila pelo texto!
Image

Críticas, reclamações e principalmente elogios - CORUJAL
Mia Galvez
Descobrindo a Profecia
Descobrindo a Profecia

Post by Mia Galvez »

claudia evans wrote:Todo veículo de comunicação sabemos sempre sofre influencia e algum tipo de censura, por isso temos sempre que saber "ler", entender o que está escrito"
De qualquer forma, eu penso que nenhuma impres seja no mundo bruxo ou no mundo trouxa é "absolutamente e completamente" isenta!
Olá, Cláudia, que bom ver um comentário seu na minha coluna! Destaquei esta parte acima porque é exatamente isso que gosto de discutir. Sempre falamos sobre isso na faculdade (estou no último ano de Jornalismo): não há imparcialidade total! Todas as matérias de todos os veículos (seja jornal, tv ou rádio) sempre carregam consigo a visão dos donos do veículo e a bagagem do jornalista. Uma mesma matéria, utilizando-se das mesmas fontes, pode ser escrita de maneiras diferentes por dois jornalistas diferentes. É impossível ser totalmente imparcial.

Mas os veículos não assumem, e pregam uma imparcialidade que não existe. Para mim, seria mais justo e bonito se o jornalismo se afirmasse como uma ferramenta para fazer as pessoas pensarem, e não apenas insistisse em cuspir fatos alegando que eles não tem a visão de quem os escreveu. O jornalismo não tem que ser um produto, como é hoje, e sim uma ferramenta para estimular a opinião das pessoas!

E tenho dito! rs...
Image

Image
TONKS WAY OF LIFE!
Arielle *~
Conhecendo os Marotos
Conhecendo os Marotos
Casa: Sonserina

Post by Arielle *~ »

Parabens! Mais eu to dizendo que eu leria o profeta e o ´pasquim.. os dois AUSHUASHUAS
Image
Post Reply

Return to “Colunas”