O Fenômeno Harry Potter

Seção reservada para discussão das colunas do Site Potterish.

Moderadores: Marcelo, Cronista

BUTTON_TOPIC_LOCKED
Marcelo
[Administrador]
[Administrador]
Mensagens: 94
Registrado em: 23/07/04, 19:17
Sexo: Masculino
Estado: Reino Unido
Casa: Grifinória
Blog: http://www.potterish.com
Photos: http://www.fotolog.com/potterish
Localização: London Baby!!!
CONTACT:

O Fenômeno Harry Potter

Mensagem por Marcelo »

O Fenômeno Harry Potter

Por Sonia Manzoni

O meio acadêmico, cuja credibilidade é indiscutível, tem critérios muito precisos para o estabelecimento do literário. As mais diversas teorias críticas podem ser invocadas para avaliar a importância e a literariedade de um texto. No entanto, invoco hoje, não propriamente uma teoria, mas o direito indiscutível de definir o que me agrada como leitora.

Em seu livro O que é literatura, Marisa Lajolo apresenta uma visão muito ampla e flexível do conceito de literatura. Ela diz que há critérios pessoais para estabelecer o que é ou não literário e eu concordo com ela.

Essa postura é muito interessante porque centraliza no leitor, em seu gosto e em suas impressões, o poder de caracterizar o literário.

Aliando-me a essa perspectiva, proponho-me a opinar, mais como leitora do que como estudiosa da literatura, sobre o fenômeno atual da indústria da cultura de massa: a série Harry Potter.

Acho que deveria salientar neste momento que não trato o livro como um fenômeno da literatura infanto-juvenil, mas como um fenômeno da literatura, porque vejo que desperta o interesse de crianças, jovens e adultos indistintamente.

Dia desses, lendo um livro, observei o poder mágico que a literatura exerce nas pessoas. Por minutos, horas, nós esquecemos toda a realidade exterior e nos transportamos para um mundo fictício, como se este fosse tão real e tangível quanto as realidades que nos cercam.

Pensando nisso, acabei me dando conta do que me agradou ao ler os seis volumes da série Harry Potter. Eles se baseiam em uma “mentira” tão bem costurada que o mundo fictício parece bastante verdadeiro. Permitam-me um pouquinho de teoria: Aristóteles afirma, em sua <i>Arte Poética</i>, que é melhor narrar o impossível verossímil que o possível inverossímil. Acho que isso diz tudo.

J. K Rowlling estruturou de tal maneira a história, que é difícil encontrar uma incoerência ao longo dos seis livros, apesar do volume de páginas de cada um.

A história do menino órfão, que vive de favor na casa dos tios, descobre aos onze anos que é bruxo, e passa a lutar contra o perverso bruxo que assassinou seus pais, é um tanto triste e poderia ter caído no lugar comum não fosse à surpresa a cada final. Nos quatro primeiros livros, você sempre descobre estarrecido que o culpado estava bem diante de seus olhos e você não percebeu. Depois dos quatro primeiros livros, que li pela curiosidade de desvendar os mistérios propostos, já estava completamente cativada pela história. Jogada de mestre de Rowlling.

Mas insisto que o principal mérito da autora é ter criado um mundo absolutamente coerente onde convivem bruxos e não bruxos. Há toda uma organização no mundo mágico responsável por encobri-lo. A estrutura deste mundo paralelo se assemelha em muitos traços à organização da nossa sociedade, contando inclusive com instituições importantes como mídia própria (como O Profeta Diário) e instâncias de poder bem definidas.

Escolas de magia espalhadas pelo mundo tratam de formar os novos bruxos e o intercâmbio entre os bruxos dos diversos países é regido por normas diplomáticas. Fiquei surpresa, por exemplo, ao ver o tapete mágico, objeto lendário próprio da cultura do oriente, ser tratado como caso específico do departamento do ministério da magia inglês responsável por questões internacionais.

A obsessão da autora por detalhes constrói um mundo plausível que afasta a série Harry Potter de livros que, apesar de consumidos avidamente pelo público leitor, são construídos com fissuras tamanhas que não convencem como ficção e ainda desmascaram a limitação de seu autor.

Vargas Lhosa, em entrevista à revista Veja, revelou ainda não ter lido Harry Potter, mas reconheceu que acreditava haver algo mais que a força da indústria cultural por trás do sucesso da série. Se ele está certo — e acho que está — acredito que acabo de apontar um dos segredos da coletânea.

É por isso que li e recomendo aos meus alunos. Harry Potter não me instiga a pensar em questões existenciais, não propõe metáforas intrigantes e exercícios de leitura e decifração, caros ao leitor experimentado, mas me faz sentir, como leitora, o prazer de ser levada a um novo mundo, perfeitamente desenhado, coeso e estruturado, que me aguarda quando inicio minha leitura.
Bere
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Mensagens: 106
Registrado em: 23/07/04, 20:42
Localização: Jacareí
CONTACT:

Mensagem por Bere »

Sônia,

Adorei sua definição do fenômeno de Harry Potter. Eu sempre achei difícil definir o real motivo pelo qual eu gostava tanto da série e você conseguiu definir tudo facilmente. E concordo com Vargas Lhosa e naturalmente com você.

Muito bom e quero ler suas próximas colunas! Parabéns!
ClaraJones
Colunista Potterish
Colunista Potterish
Mensagens: 21
Registrado em: 03/11/06, 22:06

Re: O Fenômeno Harry Potter

Mensagem por ClaraJones »

Brilhante texto!!! Amei!!!


Seu texto colocou bem claro algo que eu sempre questionei. Por que o que agrada às massas é de baixa qualidade e o que os críticos ovacionam é cult?

Não que ambos não possam acontecer, mas é via de regra que literatura dita de alto nível é, quase sempre, inacessível, seja pelo preço, vocabulário ou disponibilidade. Trocando em miúdos: por que Guimarães Rosa, cujos neologismos exigem meses para vencer cada página, é divino, enquanto que Harry Potter, que agrada à milhões e incentiva o hábto da leitura, é um lixo?

Acho muito válida essa discussão, e espero que ela seja mais explorada nesse forum.

Mais uma vez, parabéns.
Avatar do usuário
Rodrigo
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Mensagens: 113
Registrado em: 06/09/06, 13:36
Sexo: Masculino
Estado: SP
Localização: Cannonladia
CONTACT:

Mensagem por Rodrigo »

\o/
soniaaaa
soniaaaaaaa
\o/
Imagem


Familia H/G
Familia FicWriters

==============================

Minha fic:
http://www.floreioseborroes.net/menufic.php?id=15179

==============================

" (...) So then i tought, I´d like you to have something by me, you know ...
...and she was the only real thing in the world ... Ginny... her long, sweet-smeeling hair (...) "
Avatar do usuário
Jéssica Finnigan
Destruindo o diário de Riddle
Destruindo o diário de Riddle
Mensagens: 470
Registrado em: 06/11/05, 22:05
Sexo: Feminino
Estado: RJ
Casa: Corvinal
Blog: http://devaneiodasletras.blogspot.com
Localização: Salão Comunal da Corvinal

Mensagem por Jéssica Finnigan »

Sonia sua coluna está muito boa!

Concordo que seja a integridade da obra que atraia tantos fãns. E como você mesma disse, não é qualquer um que consegue criar um mundo tão impecável quando o de Harry Potter.

Antigamente eu pensava: Qualquer um que ficasse escrevendo um livro durante alguns anos poderia criar um mundo fantástico.
Mas foi só quando eu comecei a escrever, que realmente percebi o quanto isso é difícil. Então, a JK tem todo o mérito.

Quanto ao que a ClaraJones disse, eu concordo plenamente. Por que será que tantos críticos literários exculaxam Harry Potter?
Jogos eternamente no meu coração o/
Avatar do usuário
Fefa Hernandez
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Mensagens: 111
Registrado em: 27/09/06, 12:12
Localização: Desembarcando na Estação de Hogsmead.

Mensagem por Fefa Hernandez »

:palmas :palmas :palmas :palmas :palmas

Meus parabéns Sonia!

Adorei sua coluna. Toca em um ponto fundamental da analise de uma obra literária. Muitas vezes os criticos esquecem de que um livro tem que, principalmente, agradar a quem le, envolver o leitor na sua história.

Vou esperar mais colunas suas

Abraços o=^.^=o
Imagem
Imagem: Cabelo de Unicórnio, salgueiro, 11cm.

Imagem
Photoshop é moleza! Quero ver faze no paint!!!!
Avatar do usuário
Wagner
Newsposter Potterish
Newsposter Potterish
Mensagens: 277
Registrado em: 09/07/06, 02:06
Sexo: Masculino
Estado: PR
Casa: Sonserina
Localização: Grimmauld Place N° 12
CONTACT:

Mensagem por Wagner »

Parabens sonia, ótima coluna, vc escreve mtooo bem...

Concordo com a Bere em tudooo, v c realmente me explico tddddd
Newsposter e Editor Ish...

Dúvidas, sugestões ou reclamações?
MP! =]
Imagem
. THE DARK MARK .

Death Eaters Returns
Mosmordre! Take a bite out of death.
Avatar do usuário
Lillith
Colunista Potterish
Colunista Potterish
Mensagens: 152
Registrado em: 29/12/05, 18:07
Localização: Salão comunal da Sonserina ensinando o Draco a duelar...

Mensagem por Lillith »

Booomm!
Esplêndido!
Redação a nível de Veja ou Época, e acredite-me, eu sei do que estou falando. Tenho apenas um pormenor:

"O meio acadêmico, cuja credibilidade é indiscutível, tem critérios muito precisos para o estabelecimento do literário. "

A credibilidade do meio acadêmico é altamente discutível. Se não fosse assim Paulo Coelho não estaria na ABL 8)
Ajude a Lillith a arranjar uma assinatura!
Avatar do usuário
Rodrigo
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Mensagens: 113
Registrado em: 06/09/06, 13:36
Sexo: Masculino
Estado: SP
Localização: Cannonladia
CONTACT:

Mensagem por Rodrigo »

Infelizmente existem erros
e um deles c xama Paulo Coelho...hahahaha
mas eles acertam mais do que erram
entaooooo......daremos um credito a eles.... \o/
Imagem


Familia H/G
Familia FicWriters

==============================

Minha fic:
http://www.floreioseborroes.net/menufic.php?id=15179

==============================

" (...) So then i tought, I´d like you to have something by me, you know ...
...and she was the only real thing in the world ... Ginny... her long, sweet-smeeling hair (...) "
Avatar do usuário
Arielle *~
Conhecendo os Marotos
Conhecendo os Marotos
Mensagens: 577
Registrado em: 14/03/07, 15:31
Casa: Sonserina

Mensagem por Arielle *~ »

Quanto ao que a ClaraJones disse, eu concordo plenamente. Por que será que tantos críticos literários exculaxam Harry Potter?
Talvez eles sejam que nem minha professora de português. Um livro para ser bom tem q ser um romance da literatura BRASILEIRA que fale sobre um amor platonico e no fim seja felizes para sempre.

HP pra mim, envolve mto mais que isso. JK é simplesmente perfeita, e olha q eu ODEIO LER. Pra mim Jk consegue falar mto mais sobre a vida do que Jorge amado por exemplo (mais eu respeito quem naum axe isso ^^).

Jk fala sobre a vida em si. Suas dificuldades e talz. Possa ser num mundo sulreal, mais se vc for ver, HP aborda mto³ mais coisas que um romance por exeplo

SUAUSHASUH

eu amei a coluna!
Imagem
Rafael Alves Ferreira
Na Rua dos Alfeneiros nº 4
Na Rua dos Alfeneiros nº 4
Mensagens: 13
Registrado em: 22/07/07, 15:31
Localização: Camaragibe

Mensagem por Rafael Alves Ferreira »

A senhorita afirma Harry Potter como literatura ? bem, se até o codigo da vince acharam o maximo !!!!! amiga Harry Potter é fenomeno porque existe algo que diz "As pessoas gostam de ser enganadas" é através desse mundo instigante de Harry Potter que os fracos sonhão com dias ...........
Eu espero que vc saiba que as coisas mais simples são as mais complexas !!

Ave sonserina
Avatar do usuário
Kathleen Vert
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Mensagens: 129
Registrado em: 23/06/07, 07:13
Sexo: Feminino
Estado: MA
Casa: Grifinória
Facebook: https://www.facebook.com/kathleen.vert
Localização: Neverland

Mensagem por Kathleen Vert »

Parabéns à Sonia, a coluna está muito bem escrita e resume muito bem o fenômeno Harry Potter. ^^

Acho que os críticos esculacham a série por motivos bem compreensíveis. A priori, Harry Potter é voltado para o público infantil, ou assim pareceu por muito tempo. Infelizmente, os críticos costumam ser bem limitados... O que eu concluo é que eles param e pensam "Pô, o enredo é sobre magia, bruxos, o bem contra o mal, duelos... E até fizeram filme! Além do mais, é um fenômeno mundial. Não, não posso dizer (cof admitir cof) que é bom.".

Lamentável. Acho que a Sonia daria uma crítica revolucionária. Hahahah ^^
Kathleen Vert

{Weasley Pride}
BUTTON_TOPIC_LOCKED

Voltar para