Aceitem,eles morreram!

Seção reservada para discussão das colunas do Site Potterish.
Post Reply
Marcelo
[Administrador]
[Administrador]
Estado: Reino Unido
Casa: Grifinória
Blog: http://www.potterish.com
Photos: http://www.fotolog.com/potterish

Aceitem,eles morreram!

Post by Marcelo »

Nosso novo colunista Eduardo estréia sua coluna com um texto que desarma todos os fãs que ainda têm esperança de que seus personagens mais queridos estejam vivos, de forma objetiva e com um toque de humor.

Aceitem,eles morreram!
Por Eduardo

ATENÇÃO, SPOILERS LIVROS 5 E 6

“Ele está morto Harry, não há nada que você possa fazer.”
-Remo Lupin, OdF

Os últimos livros têm trazido grandes surpresas para leitores do que, no início, parecia uma série para crianças. Harry Potter ganhou ares mais sombrios, e entrou em guerra. Como em toda guerra, mortes acontecem. E essas mortes têm, também, sido motivo de muitas teorias no mundo dos fãs, que insistem, por alguma razão, que Sirius Black e Dumbledore estão, na verdade, vivos.
Porque, afinal, é tão difícil aceitar a morte de um personagem? Claro, esses dois personagens em particular sempre tiveram um grande charme e cativaram uma grande parte do público, mas, quando um livro diz com todas as letras que o personagem bateu as botas, é hora de fechar o caixão e ir em frente.
Óbvio que Harry Potter não é exatamente um exemplo da realidade da morte... Em um mundo onde fantasmas flutuam por toda parte, ecos de feitiços permitem que pessoas mortas falem e, principalmente, com tantas reviravoltas na história (Bartô Crouch Jr, por exemplo), é natural desconfiar de uma frase clara como “ele morreu”.
Vejamos algumas das mortes mais significativas (apenas algumas) que aconteceram durante os anos de Harry em Hogwarts, e porque algumas foram aceitas facilmente e outras não.

1– Quirrel
Dumbledore foi quem disse que ele morreu, e a palavra de Dumbledore é lei. Além disso, ele era vilão, então é natural morrer no fim.

2- Berta Jorkins
Voldemort disse que a matou, e, com a palavra do assassino, é difícil duvidar. Além disso, eco de Berta saiu da varinha de Voldemort durante o Priori Incantatem.

3- Franco Bryce
O jardineiro trouxa foi o primeiro personagem a ter a morte narrada o livro (ou seja, não foi falada por outro personagem, foi, na falta de palavra melhor, “vista”). E também porque seu eco saiu da varinha.

4- Cedrico Diggory
Temos aqui o primeiro personagem realmente importante e do lado do bem a morrer. Enquanto a morte dele pode ter sido difícil para alguns, não causou nem de longe as lamentações geradas pela morte de Sirius em OdF. Foi a primeira presenciada por Harry (gerando a visão dos trestálios), o que significa que ela foi “vista”. Infelizmente, o mesmo não funciona com Sirius e Dumbledore...

5- Broderico Bode
O funcionário do Ministério foi assassinado em função da história, já que foi um instrumento usado por Voldemort para chegar até a profecia. Também não era realmente um personagem, já que só foi citado.

6- Sirius Black
Aqui, as coisas mudam de figura. Enquanto todas as outras mortes foram bem aceitas entre as comunidades de fãs, muitos insistem que Sirius não morreu (chegou a virar uma espécie de lema). É claro que ele era um personagem cativante, alguém importante pra Harry e, como se já não fosse difícil aceitar sua morte só com isso, ainda é somado o fato que ele teve uma morte, no mínimo, estranha... Sirius não levou Avada Kedavra. Ele levou, aparentemente, uma Azaração do Empurrão, e caiu pelo Véu da Morte. Só o nome sugestivo de “Véu da Morte” já parece o suficiente para aceitar que Sirius morreu... Mas fãs insistem que ele foi apenas tirar algumas férias no submundo e que logo vai voltar para salvar o dia. Essa é, é claro, a primeira impressão de todos, já que é essa também foi a de Harry. Mas, ao mesmo tempo em que Harry percebe aos poucos que Sirius está realmente morto, o leitor deveria perceber junto e levar o mesmo choque que o herói (em outras palavras, molhar o livro inteiro). Então, as razões do porque Sirius está sim morto.
A – ele caiu no Véu da Morte, ganhando uma passagem só de ida ao mundo dos mortos.
B – todos os personagens (adultos, e com maior conhecimento do Véu) falam de Sirius de uma forma que fica bastante claro que não há volta, que ele se foi.
C – o próprio Sirius parecia aterrorizado ao ser jogado para trás, aparentemente porque ele sabia o que tinha atrás dele e sabia o que aconteceria quando ele o atravessasse (por mais corajoso que ele seja, a pessoa se assusta quando sabe que a morte está logo atrás... literalmente!).
D – Nick Quase Sem Cabeça, conhecedor de um lado importante da morte, aparentemente conhece o Véu e explica que Sirius se foi, e que não volta nem como fantasma.
E – Sirius não voltou no sexto livro.
F – Sirius, assim como Lílian e Tiago, precisava morrer para que o herói amadurecesse com as dificuldades.
G – mais importante de tudo, J.K. Rowling disse que chorou quando escreveu esse pedaço e anunciou muito tempo antes do lançamento que um personagem importante iria morrer. Eu não vejo Bode como um personagem muito importante...

7- Emelina Vance
Segunda membra da Ordem da Fênix a ser assassinada na Segunda Guerra, morte narrada nos jornais.

8- Amélia Bones
Morte narrada em jornais também, mulher importante no Ministério.

9- Alvo Dumbledore
É difícil sequer imaginar um livro de Harry Potter sem Dumbledore, e só isso já torna a morte dele difícil de aceitar. Muitas teorias afirmam que, na verdade, Dumbledore estava planejando morrer e combinou tudo isso com Severo Snape. Isso, eu não sei (ou melhor, fica a discussão para outro dia). Mas que Dumbledore morreu, é difícil de negar... As possíveis “soluções” dizem que Dumbledore era na verdade alguém usando Polissuco, que Snape usou um “falso Avada Kedavra”, ou então que Dumbledore usou uma poção pra fingir que tinha morrido... Acontece que a morte do diretor mais querido de Hogwarts é fartamente descrita, e vista por Harry. Aqui vão as razões do porque Dumbledore está morto:
A – ele levou um Avada Kedavra (Maldição da Morte, caso alguém não lembre).
B – além de levar um Avada Kedavra, ele caiu da torre mais alta de Hogwarts (e, na minha imaginação ligeiramente dramática, batendo a cabeça em alguns telhados...).
C – nós vimos o corpo dele (algo que não aconteceu com o igualmente morto Sirius)
D – nós vimos o enterro dele (embora o corpo dele esteja coberto, seria exagero pensar que não é Dumbledore ali).
E – o feitiço paralisante que prendia Harry se desfez, o que significa que a pessoa ficou inconsciente ou, no caso, morreu.
F – eu não vejo Dumbledore, uma pessoa que não tem medo da morte (ele prova isso em Pedra Filosofal, dizendo que a morte é apenas a próxima grande aventura), usando inúmeros feitiços e métodos para se fingir de morto. Se ele precisasse morrer para Harry progredir, ele teria morrido.
G – Dumbledore, assim como Sirius e o casal Potter, precisava morrer para que o herói amadurecesse com as dificuldades.
H – e, mais importante, mais uma vez J.K. Rowling anunciou que alguém morreria, e nas entrevistas feitas depois do lançamento do livro, ela nem por um momento negou ou deu alguma dica de que Dumbledore pudesse estar vivo. A morte dele á é tida como fato.

É claro que, mesmo levando tudo isso em consideração, ainda há espaço para debate. Pode ser que aconteça mais uma vez o golpe do falso morto? Pode, Rabicho e Bartô Crouch Jr já provaram que isso rende uma ótima história e uma reviravolta surpreendente. Mas será que, com o sétimo e último livro chegando, JKR ainda está fazendo esse jogo? Será que ela não partiu agora para o mais urgente problema das Horcruxes? Eu digo que sim, e que o tempo dos falsos-mortos já era.
Enquanto pode parecer cruel e até meio idiota pedir para que um livro de ficção tão cheio de fantasia quanto Harry Potter seja levado por um olhar realista, não adianta ficar horas tentando fazer personagens mortos renascerem das cinzas. Espero que tenham gostado do editorial, estou aberto a críticas! No próximo, “Fazendo a Pergunta Certa”, algumas idéias sobre R.A.B. Até lá!
I wanna know, are you contemplating the beautifully intended yet tainted impression of me ?

^o^

"...and the elegant potterish.com, which, though it's entirely in Portuguese, has been praised by J. K. Rowling for its style, expertise and responsible reporting." - NY TIMES
viralatasonserina
Colaborador Potterish
Colaborador Potterish
Estado: SP
Casa: Lufa-lufa

Post by viralatasonserina »

Excelente texto Eduardo,parabéns.Não devemos nunca nos esquecer que JK nos coloca a frente dos fatos reais da vida e um deles,infelizmente é a perda de entes queridos.A morte sempre fará parte do nosso dia-a-dia,pode ser violenta,pode ser por doenças,acidentes,etc,mas estará sempre ali,presente.Ela nos faz encarar esse choque de frente nos livros,assim como temos que encarar em nossa vida.
PTL forever

Image
duxx Andrade
Newsposter Potterish
Newsposter Potterish

Post by duxx Andrade »

estranho você escrever isso viralatasonserina...
eu escrevi esse texto há algum tempo, e algum tempo depois uma garota da minha sala se matou...
enfim, sem assuntos mórbidos aqui ;p
Image
Image
ImageImage
ImageImageImage
Jessy Lovegood
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal

Post by Jessy Lovegood »

Nossa,
muito bem escrito Eduardo,
acho que vc realmente esta abordando os fatos certos...
Qt a morte de Sirius eu ja não tenho mais dúvidas,
sei q ele morreu..
Ja a Dumbledore,
eh realmente dificil acreditar q ele esteja vivo,
mas eu andei lendo algumas coisas q realmente me pareceram bons argumentos para que ele na verdade ainda estivesse vivo,
q eh o q eu realmente espero,
mas noum acredito muito,
agora eh esperar pelo sétimo livro e ver...
Saaam
Recebendo a visita de Hagrid
Recebendo a visita de Hagrid

Post by Saaam »

Concordo com tudo. E mais: espero que tenham morrido mesmo! Não quero que nenhum deles volte, senão vai ficar chato.

Aceitem a infeliz realidade. x)
duxx Andrade
Newsposter Potterish
Newsposter Potterish

Post by duxx Andrade »

E mais: espero que tenham morrido mesmo! Não quero que nenhum deles volte, senão vai ficar chato.
uma amiga minha me falou isso depois de ler o editorial. disse que ia odiar se um falso-morto voltasse, e eu também, ia ser muito forçado.
Image
Image
ImageImage
ImageImageImage
Regina McGonagall
Ministra da Magia
Ministra da Magia
Estado: MG

Post by Regina McGonagall »

duxx Diggle wrote:
E mais: espero que tenham morrido mesmo! Não quero que nenhum deles volte, senão vai ficar chato.
uma amiga minha me falou isso depois de ler o editorial. disse que ia odiar se um falso-morto voltasse, e eu também, ia ser muito forçado.
chato?

forçado?

isso depende de como estivesse escrito, e acredito na genialidade da JK para tal, se assim ela estiver fazendo (já que, em tese, ela está escrevendo ainda o livro 7...)

e claro que eu também adoraria ler isso.

mas voltemos ao ovo do dragão: o editorial está muito bem escrito e muito bem argumentado, Parabéns!

os contra argumentos? bem, já temos muitos tópicos falando nisso, não vou repetir todos, né?
Regina McGonagall
Ministra da Magia

Image
Clique aqui para me mandar uma coruja

RPG
Narração
Fala
Pensamento
Outros personagens

Image
Victor Tonks
Conhecendo A Toca
Conhecendo A Toca
Estado: CE
Casa: Corvinal

Post by Victor Tonks »

Bom, no geral eu concordo... é muito difícil aceitar a morte dos dois.... a questão não é essa...

As duas "mortes" mais importantes dos livros foram também as mais suspeitas... ninguém sabe pra que aquele véu serve.. sirius pode ter morrido, mas quem disse que naum poderia voltar mesmo morto? afinal, o nick-quase-sem-cabeça não chega a estar vivo... e a do dumbledore, então, oq foi akilo????? Relendo o sexto livro, nós conseguimos encontrar tantos furos pra teorias, que eu chego a acreditar que tudo é possivel... é possivel que dumbledore tenha sido enganado, é possivel que eles tenham combinado essa morte, eh possivel que nem mesmo morto ele esteja... como ja dito aqui, numa trama com barto crouch jr. e rabicho, eh mto dificil termos certeza que fulano morreu, principalmente se ele morre em situações extremamente suspeitas... eh por isso q eu axo q a questão não é "aceitar a morte deles", mas sim "estar preparado para o que vier"...

e apesar de tudo, não adianta fingir que não há evidências ou pequenos fatos que apoiem que dumbledore esteja vivo, da mesma maneira que há de que ele esteja morto... só temos que esperar..
Thamps Evans
Na Rua dos Alfeneiros nº 4
Na Rua dos Alfeneiros nº 4

Post by Thamps Evans »

Parábens Eduardo!!
Muito bom o texto! Muito bem escrito e convincente.. maaas
Eu concordo com a pessoinha aí em cima.
Sei lá.. essas mortes foram cercados de vários mistérios.
Eu ainda ñ sei pra q lado me vou.. se acredito que eles morreram ou ñ..
Vou esperar pra ver.
"A garota magoada
Por trás do ódio há
Um desejo roubado de amor
quando eu durmo, sonho com seus ...labios
quando eu durmo, sonho com seus... beijos
quando eu durmo, sonho com seus... punhos"
.::Luluara::.
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal

Post by .::Luluara::. »

Sim, é dificil aceitar que eles morreram.
Mas tudo pode acontecer, já que a nossa JK é cheia de surpresas...

Image
~>>мє σℓнα,мє σℓнα dєиσνσ.
Naty Granger
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal

Post by Naty Granger »

Muito bom texto Eduardo! Concordo com tudo que você falou

Nunca acreditei que esses personagens principalmente Sirius e Dumbleodre voltariam. Como já falaram já tem falos mortos o suficiente.
<center>
.: Esposa do Renato Moraes:.

Apesar de eu agora estar meia afastada
Pra sempre eu vou lembrar daqueles momentos únicos e que foram tão especiais
Pra sempre eu vou lembrar dos consursos, das festas, das buscas por pontos,...
Pra sempre eu vou lembrar de tudo
Corvinal, PRA SEMPRE ;D
Sempre e sempre
Meu coração é azul!

</center>
Jubs
Conjurando o Patrono
Conjurando o Patrono
Estado: RJ
Casa: Lufa-lufa
Facebook: http://www.orkut.com.br/Profile.aspx?ui ... 5500601617
Photos: http://www.fotolog.com/savethedragons/

Post by Jubs »

Eu discordei em mtos e mtos pontos do texto, mas naum posso deixar de concordar q realmente há motivos p/ se acreditar q eles estão mortos.
Mas o problema estah aih...
Estamos falando da JK e ela nunca deixa os leitores acertarem... rs
Acho q não podemos afirmar nada. Nem sobre a morte nem sobre a vida de cada um... Mesmo q esteja escrito.

Estava escrito q Sirius Black traiu os Potter, não? estava escrito q Rabicho estava morto, não estava?

Acho q podemos esperar tudo e mais um poko qdo se trata de algo q vem da imaginação da JK.
Remember, remember the Fifth of November.

Namaste!
And good luck.
Victor Tonks
Conhecendo A Toca
Conhecendo A Toca

Post by Victor Tonks »

Jub's wrote:Eu discordei em mtos e mtos pontos do texto, mas naum posso deixar de concordar q realmente há motivos p/ se acreditar q eles estão mortos.
Mas o problema estah aih...
Estamos falando da JK e ela nunca deixa os leitores acertarem... rs
Acho q não podemos afirmar nada. Nem sobre a morte nem sobre a vida de cada um... Mesmo q esteja escrito.

Estava escrito q Sirius Black traiu os Potter, não? estava escrito q Rabicho estava morto, não estava?

Acho q podemos esperar tudo e mais um poko qdo se trata de algo q vem da imaginação da JK.
exatamente... o final do terceiro livro é uma bomba por que desmitifica tudo aquilo em que acreditávamos... no geral é dificil sim aceitar que sirius ou dumbledore morreram (principalmente o último), mas não podemos negar que não há espaços para as teorias que se bem analisadas, não são tão absurdas, do mesmo modo em que pode ser simplesmente tudo muito simples e ter acontecido realmente como foi escrito no livro... naum podemos afirmar que o régulo esteja morto, por exemplo, embora a lógica aponte para isso...

enfim, só temos que aguardar, sem ignorar nenhuma teoria que não seja ridícula e impossível.. ^^
Bea
Na Copa Mundial de Quadribol
Na Copa Mundial de Quadribol
Estado: Portugal
Facebook: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=5 ... 2473208873
Blog: http://srtamini.tumblr.com/
Micro Blog: http://twitter.com/beabolacha
Photos: http://www.flickr.com/photos/srtamini/

Post by Bea »

Excelente essa coluna! Concordo com tudo, está mais que na hora de os fãs deixarem as personagens descansar em paz, sem falar que ficaria mt 'Senhor dos Aneis' se Dumbledore não estiver morto :roll:
.: B de Bea B de Bolacha :.

Image
Raven wrote:~agarra bolacha com uma mão e trompete com a outra
Image
~morde Raven
Wo Ai Ni
Conhecendo A Toca
Conhecendo A Toca

Post by Wo Ai Ni »

É, tb concordo, esse negócio de voltar pra mim não faz sentido e podem por mil teorias que pra mim não faz sentido, mas vamos esperar pra ver.
H/G is Fate! R/Hr - No theories, just facts

Image

"H/G are real soul mates, They're both very strong and very passionate. That's their connection, and they're remarkable together. R/H are drawn to each other because they balance each other out. They love each other" J.K. Rowling
Bela Weasley
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Casa: Grifinória

Post by Bela Weasley »

eu ja acreditava q dumb estava morto...pq n teve nenhum misterio ali na descricao da morte
o sirius na boa eu ainda acredito q esteja vivo (poss estar errada) pq n tivemos nenhuma informacao boa daquele véu.
Image
Mah Weasley
Conhecendo A Toca
Conhecendo A Toca

Post by Mah Weasley »

Bom.. primeiramente Parabéns Eduardo pela matéria..
mt boa..

e depois.. realmente tem gente que não concorda com a morte deles..
eu concordo.. e nunca achei q eles um dia iriam voltar..
pq pra mim o objetivo da Jojo era fazer com que Harry conseguisse sozinho derrotar Voldemort.. sem ajuda de Sirius ou Dumbledore..
e até a proxima..
<center>

Image

VG

Image
Ser velho, é ser feliz!

A mais amada da Velha Guarda

more than friends, sisters.
</center>
duxx Andrade
Newsposter Potterish
Newsposter Potterish

Post by duxx Andrade »

Eu discordei em mtos e mtos pontos do texto, mas naum posso deixar de concordar q realmente há motivos p/ se acreditar q eles estão mortos.
eu gostaria muito que você mostrasse esses pontos pra mim Jub, porque eu realmente não quero cometer erros em relação aos livros, então, eu ficaria muito feliz se você apontasse meus erros :D
Image
Image
ImageImage
ImageImageImage
Chris Finn
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal

Post by Chris Finn »

um excelente texto :!:muito bem detalhado e com um bom humor :D bem legal :!:
Image
Stay cool but stay on...^^

***R/Hr Shipper***..afinal eles se merecem!^^
Victor Tonks
Conhecendo A Toca
Conhecendo A Toca

Post by Victor Tonks »

J.K. Rowling wrote:- Dumbledore de fato está morto. O que todos precisam é passar das fases de tristeza e encarar sua morte. Ela ainda se desculpou com o site DumbledoreIsNotDead.com por acabar com a finalidade da existência do mesmo.
Bom, eh isso... com uma das mortes o eduardo tava certo... agora a unica que os fãs podem contestar é a do sirius, q eu acredito realmente estar morto.. ^^
Post Reply