[Informações] Notícias, Diário e Rumores...

Fórum dedicado a maior escritora do mundo, para nós Fãs é claro!
Post Reply
Nekoju
Conjurando o Patrono
Conjurando o Patrono
Estado: RJ

Re: Stephen King fala sobree J.K Rowling e Meyer !

Post by Nekoju »

Vamos ser proporcionais no seguinte:

Cada um tem seu mérito e querendo ou não, Harry Potter é sim um universo criado e muito bem pensado. JK não nega que houve influências do Tolkien e outros tantos, mas qual é o autor que não teve influências?
O próprio Tolkien teve. Ele não é um deus da literatura, além do mais ele não foi 100% original porque nem tudo que se cria é totalmente inédito.
Não estou falando que a JK não fez um bom trabalho. Ela fez, sim, mas não criou um universo. Eu tenho/tinha uma entrevista em que ela própria fala que não criou um universo e quem nem seria capaz de criar um como o Tolkien.
O Tolkien criou raças, línguas, um mundo realmente novo etc. JK criou um mundo mágico dentro do mundo que a gente conhece e essa é a diferença.
E quando a profundidade... cada personagem de Harry Potter tem uma enorme profundidade, o que dá a profundidade da história...
Em todo caso.. leia Crepúsculo que aí você vai entender o que é não ter profundidade...
Concordo com o Kauã. Nossa, a JK criou toda uma sociedade nova, com tudo muito bem pensado, desde detalhesinhos até Hogwarts. Fora a trama quase sem furos. Por que, tirando umas derrapadas, o enredo dela parece que foi todo muito bem pensado. Pega PdA. Pra mim é o melhor livro, tudo bem amarrado, se desenrolando aos poucos até você entender tudo e ficar =OOOO
Os personagens são profundos, cada um tem o seu jeito de ser e não ficam mudando a cada minuto. Você consegue até a adivinhar o que a Hermione ou a Luna fariam diante de X situação. Agora, vai tentar fazer isso com tuailaiti.
Acho que profundidade aqui vai ser por questão de opinião. Eu realmente não vejo HP como um livro profundo nem com personagens profundos. O livro tem todos os seus méritos, mas profundidade eu já acho exagero, até porque se fosse, não atrairia tanto crianças para leitura.
Shhhh
Kinha Ravenclaw
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Estado: BA
Casa: Corvinal
Blog: kinha.cute.crazy.zip.net

Post by Kinha Ravenclaw »

(Não li a maioria dos comentários acima. Só alguns, deu priguiça :oops: )

Ele esculhambou com a Stephenie. Eu adooooro crepusculo, de coração mais não acho que realmente chega a ter a, por falta de palavra melhor, profundidade de HP.

"Tanto Rowling e Meyer são direcionadas a jovens, a diferença é que Jo é uma escritora maravilhosa e Stephenie Meyer não consegue escrever algo que vale a ser tão merecedor. Ela não é muito boa.”

Concordo com uma parte e meia ai: a em que ele diz que Joanne é uma escritora maravilhosa (sublime, exemplar, magestosa e outros tantos adjetivos), e quando ele diz que Stephenie não é muito boa. Bem, eu ameei a história de crepusuculo (todos os livros até agora lançados são maravilhosos), mais meyer não tem aquele algo a mais, sabem? Além do mais a essencia de crepusculo é o amor de Edward e Bella que já foi apresentado em outras obras, de outras maneiras e em maneiras similares.

E tenho que discorda de alguns ai em cima, eu acho que HP tem profundidade sim. Não só porque não é 100% original, nada é. Eu promovo uma paceata de condecoração para quem me disser ai em cima um livro que é 100% original. Não conheço nenhum.

Ficar comparando Stepheine com Jo não vai levar a nada. Alguns continuaram achando que Jo é uma genia, e outros que Meyer é um mestre. Alguns com razão (1ª opção, :mrgreen: ) outros nem tanto. Sabem minha opnião, para mim Jo é inigualável, mas isso não tira o mérito de Stepheinie. Ela tmb é uma escritora e tanto.
Não nos faça Pergunts e não diremos mentiras
Fred Weasley S2

Image
Emmet Cullen sobre sua vida sexual

ImageImageImageImage
Nekoju
Conjurando o Patrono
Conjurando o Patrono

Post by Nekoju »

E tenho que discorda de alguns ai em cima, eu acho que HP tem profundidade sim. Não só porque não é 100% original, nada é. Eu promovo uma paceata de condecoração para quem me disser ai em cima um livro que é 100% original. Não conheço nenhum.
Cem anos de Solidão, de Gabriel Garcia Marquez. Até onde me consta, nada parecido foi feito antes ou até mesmo depois dele.
Shhhh
Kinha Ravenclaw
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Estado: BA
Blog: kinha.cute.crazy.zip.net

Post by Kinha Ravenclaw »

Nekoju, vou ficar lhe devendo uma passeata (ou não) porque não li este livro e tmb porque acredito que um livro é feito da esperiencia de outros. É óbvio que o autor que o escreveu leu outros livros e aplicou alguns conhecimentos dele neste livro. Por isso não pode ser original.
Mas uma coisa é um livro ser 100% original, outro é ser beem diferente de outros já escritos.

Pelo menos é nisso que eu acredito. Mas, em todo caso, vou procurar ler este livro.
Não nos faça Pergunts e não diremos mentiras
Fred Weasley S2

Image
Emmet Cullen sobre sua vida sexual

ImageImageImageImage
Nekoju
Conjurando o Patrono
Conjurando o Patrono

Post by Nekoju »

Nekoju, vou ficar lhe devendo uma passeata (ou não) porque não li este livro e tmb porque acredito que um livro é feito da esperiencia de outros. É óbvio que o autor que o escreveu leu outros livros e aplicou alguns conhecimentos dele neste livro. Por isso não pode ser original.
Mas uma coisa é um livro ser 100% original, outro é ser beem diferente de outros já escritos.
Sim, uma coisa é a experiência de vida aplicada num livro, a outra ter personagens em sua essência parecidos com outras obras. Acho que todo mundo leu tanto SDA quanto HP consegue perceber uma semelhança muito boa em Gandalf e Dumbledore.

Eu acho e acho muito difícil eu deixar de achar HP uma obra maravilhosa, tanto por ter me trazido o habito da leitura como pelo que significou da minha vida. Mas não acho uma obra profunda e não acho que isso desmereça o trabalho da Rowling.
Shhhh
Anna Potter
Conhecendo os Marotos
Conhecendo os Marotos
Estado: Reino Unido
Facebook: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.as ... 5309830472
Last.fm: http://www.lastfm.com.br/user/aklazaro
Blog: http://anaklazaro.livejournal.com/
Micro Blog: http://twitter.com/aklazaro
Photos: http://www.flickr.com/photos/anak021/

Post by Anna Potter »

parei de ler no instante que compararam a jo com o machado :roll: oi?

nhain
eu sei q uma [jo] eh bem melhir q a outra [steph] mais tipo paro por aqi sabe :roll:

tudo eh TAÃÃÃÃÃo diferente :roll:

soh reparo que pra qem não tem talento algum a steph ta causando heim?

me recuso a comparar a historia no geral como eu disse eh tão diferente :roll:

hp fala d vida de escolhas
twilight eh soh amor

acho q os q vcs devem dizer eh q um abrange mais do q outro pq ateh a profundidade fica deturpada ja q são temas totalmente diferentes :roll:
e isso ja cansou e eu nem vou voltar aqi .. :roll:
pq eu amo as duas e vou defender as duas nem q seja uma da outra :roll:
Last edited by Anna Potter on 07/02/09, 01:53, edited 1 time in total.
Noivenha da Bety *__*

Image

"When you looked at me the first time, my heart skipped a beat. It wasn't your scar, it wasn't your power, and it wasn't because you were famous…" I repositioned myself to gaze into his face. "I think it was your eyes."

Harry e Gina Por vocês eu sempre esperaria <3
Ana Belacqua
Descobrindo a Câmara Secreta
Estado: PE
Casa: Grifinória
Youtube: http://www.youtube.com/user/anamelia4

Post by Ana Belacqua »

Espera um pouco!!!!!! Desde quando Stephen King é um grande escritor? :shock:
ÑÑÑÑÑÑ MESMO
P/ mim isso é o "sujo falando do mal lavado", mas ele tem razão, é claro, independente da comparação,
eu li 2 capitulos de Crepúsculo e tive pena da pobre autora, pela pobre literatura dela, é um bom entretenimento (ñ da p/ negar, é por isso q faz sucesso, algumas pessoas gostam de literatura de fácil digestão, parece até fanfic) mas é só moda passageira, ñ é das piores, Tem meninas por ai q venerão Gossip Girl. :roll:
Image
Image
Fer C. Potter
Recebendo a visita de Hagrid
Estado: PR

Post by Fer C. Potter »

Na minha opinião, criar um universo mostra q vc eh incrivelmente criativo e talentoso,mas isso nao eh algo que vah determinar se uma pessoa eh um grande escritor ou nao.

Existem escritores excelentes que escreveram livros importantissimos (alias.. a maioria da literatura universal eh assim) que utilizaram o nosso universo pra contar uma historia inesquecivel. Acho q eles nao deveriam ser deixados de lado nao?

E eh isso q faz a literatura ser universal. Nosso universo. Nossos problemas humanos q nunca poderao ser solucionados. A Catarse.
Kauã
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Estado: SP
Facebook: http://www.orkut.com.br/Profile.aspx?ui ... 9211718225
Last.fm: http://www.lastfm.pt/user/Kaua/
Blog: http://confessionofaking.tumblr.com/
Micro Blog: http://twitter.com/kaua_nc

Post by Kauã »

Sim, uma coisa é a experiência de vida aplicada num livro, a outra ter personagens em sua essência parecidos com outras obras. Acho que todo mundo leu tanto SDA quanto HP consegue perceber uma semelhança muito boa em Gandalf e Dumbledore.
ok... mas aí vem outro fato: Gandalf também não foi o primeiro... haha
embora os dois sejam bem parecidos entre si, também se parecem com vários outros personagens criados bem antes dos dois... eles já são até cliches...
Ana Belacqua wrote:Espera um pouco!!!!!! Desde quando Stephen King é um grande escritor? :shock:
ÑÑÑÑÑÑ MESMO
P/ mim isso é o "sujo falando do mal lavado", mas ele tem razão, é claro, independente da comparação,
eu li 2 capitulos de Crepúsculo e tive pena da pobre autora, pela pobre literatura dela, é um bom entretenimento (ñ da p/ negar, é por isso q faz sucesso, algumas pessoas gostam de literatura de fácil digestão, parece até fanfic) mas é só moda passageira, ñ é das piores, Tem meninas por ai q venerão Gossip Girl. :roll:
Ai, desculpa, mas você já leu Stephen King???
E uma coisa é seu gosto pessoal... outra é saber reconhecer qualidade de porcaria...
Eu acho SDA um pé no saco, mas concordo que Tolkien foi um grande escritor...
Marido da Belú

Image
You're nothin' but a
Womanizer
Betynha Sly
No enterro de Dumbledore
No enterro de Dumbledore
Estado: DF
Casa: Sonserina
Micro Blog: www.twitter.com/betynha
Location: Here, trying to put all the shattered pieces back into one heart

Post by Betynha Sly »

Tá bom, isso já tá dando no saco...

Digo, é impossível não comparar JK e Steph... é impossível não imaginar que haja alguma semelhança aqui outra ali, mas isso é até normal, sempre acontece.

Acho o King um ótimo escritor porque não é fácil escrever terror, pelo menos eu acho e esse tipo de talento é muito raro.

Comparar Rowling com o Machado? O_o

E Crepúsculo fala de amor, é não dá pra negar... mas é a maneira como é feito que gera tanta crítica.
Espero que entendam que uma parte das pessoas não aceita o tipo de amor que está na série... eu tô no meio... mas isso não desqualifica ninguém por gostar ou não do que a Steph escreve... opinião é tão livre qnt o próprio vento... e eu só acho que o King super dimensionou a opinião dele, e como ele nem é famoso ( :roll: ), deu nisso!

Cansei...

Vou pensar duas, três vezes antes de falar de Crepúsculo de novo... >.<
One True Pairing!
Image

Image Image Image

Image

Slytherin is not for the faint heart!
Image
Romione - Caskett - Peeniss
Nekoju
Conjurando o Patrono
Conjurando o Patrono

Post by Nekoju »

embora os dois sejam bem parecidos entre si, também se parecem com vários outros personagens criados bem antes dos dois... eles já são até cliches...
Tá, não pensei no Merlin ao dar o exemplo. De fato, ambos magos são parecidos (servem de mentores para protagonistas inseguros).
Mas quanto ao quesito originalidade, MUITO do universo Tolkien foi parar na obra da Rowling, mesmo que de forma adaptada: elfos, trolls (trasgos em HP) entre outros. O fato da profecia mesmo já tinha sido usada em outras ficções, como Star Wars e Matrix.
Não tiro o mérito da JK. Ela pegou elementos da fantasia e os adaptou a uma vida de magia do século XX. Uma sociedade de bruxo, com leis e regras. Acho que isso é uma das coisas que fascina em HP, porque é uma fantasia que não remete a Idade Média, é algo que poderia acontecer hoje. Mas de novo bato na tecla de que ela não criou um universo. Ela criou um mundo dentro do nosso, com elementos já conhecidos, mas apresentados às vezes de uma maneira inovadora.
E profundidade acho que é algo pessoal. Eu não acho HP profundo. É uma excelente história, mas nada que me veja ver signifados extras ou que me fizesse pensar sobre a essência e a máxima do livro.
Shhhh
Kauã
Com a Pedra Filosofal
Com a Pedra Filosofal
Facebook: http://www.orkut.com.br/Profile.aspx?ui ... 9211718225
Last.fm: http://www.lastfm.pt/user/Kaua/
Blog: http://confessionofaking.tumblr.com/
Micro Blog: http://twitter.com/kaua_nc

Post by Kauã »

Nekoju wrote:
Tá, não pensei no Merlin ao dar o exemplo. De fato, ambos magos são parecidos (servem de mentores para protagonistas inseguros).
Mas quanto ao quesito originalidade, MUITO do universo Tolkien foi parar na obra da Rowling, mesmo que de forma adaptada: elfos, trolls (trasgos em HP) entre outros. O fato da profecia mesmo já tinha sido usada em outras ficções, como Star Wars e Matrix.
Não tiro o mérito da JK. Ela pegou elementos da fantasia e os adaptou a uma vida de magia do século XX. Uma sociedade de bruxo, com leis e regras. Acho que isso é uma das coisas que fascina em HP, porque é uma fantasia que não remete a Idade Média, é algo que poderia acontecer hoje. Mas de novo bato na tecla de que ela não criou um universo. Ela criou um mundo dentro do nosso, com elementos já conhecidos, mas apresentados às vezes de uma maneira inovadora.
E profundidade acho que é algo pessoal. Eu não acho HP profundo. É uma excelente história, mas nada que me veja ver signifados extras ou que me fizesse pensar sobre a essência e a máxima do livro.
Bom, mas aí vem novamente o fato de que não foi o Tolkien que criou esses seres exatamente... só fez sua versão deles.. que difere da versão da JK... Mas a JK também criou muitas criaturas e talz...
E como eu disse aquela hora, não é porque o mundo dela é mais parecido com o nosso que ela tem menos méritos...

E quando eu digo a profundidade... eu me refiro a que cada personagem tem uma personalidade única e complexa, principalmente se comparado com Crepusculo...
Em crepusculo os personagens são praticamente todos iguais, e mesmo quando diferem, são típicos cliches...
Marido da Belú

Image
You're nothin' but a
Womanizer
Nekoju
Conjurando o Patrono
Conjurando o Patrono

Post by Nekoju »

Bom, mas aí vem novamente o fato de que não foi o Tolkien que criou esses seres exatamente... só fez sua versão deles.. que difere da versão da JK... Mas a JK também criou muitas criaturas e talz...
Não, o Tolkien os criou. Além de ter criado uma língua, o élfico.
Mas a JK não criou criaturas como as do Tolkien, convenhamos. Tolkien fez uma mitologia, lendas para suas criaturas. A JK não. E se tu pensar nas criaturas que a JK realmente criou, elas se enquadram muito mais num aspecto de "bichos de zoo" de bruxo do que criaturas que vivem em sociedades, como os elfos.

Achei uma pequena citação da Rowling, que ajuda no ponto que eu tou falando:
"Penso que, se deixarmos de lado o fato de que os livros falam de dragões, varinhas mágicas e magos, os livros de Harry Potter são muito diferentes, especialmente no tom. Tolkien criou toda uma mitologia. Não penso que alguém possa dizer que eu tenha feito isso."
E quando eu digo a profundidade... eu me refiro a que cada personagem tem uma personalidade única e complexa, principalmente se comparado com Crepusculo...
Em crepusculo os personagens são praticamente todos iguais, e mesmo quando diferem, são típicos cliches...
Harry complexo?! Sério?!
Em relação a Twilight até vai, mas complexo é exagero, pra mim.
Shhhh
love!*
Estado: Reino Unido

Post by love!* »

Nekoju wrote:Não, o Tolkien os criou. Além de ter criado uma língua, o élfico.
Mas a JK não criou criaturas como as do Tolkien, convenhamos. Tolkien fez uma mitologia, lendas para suas criaturas. A JK não. E se tu pensar nas criaturas que a JK realmente criou, elas se enquadram muito mais num aspecto de "bichos de zoo" de bruxo do que criaturas que vivem em sociedades, como os elfos.
tolkien fez bastante mesmo.

mas não criou os elfos. os vestígios mais antigos apontam que eles vieram da imaginação dos vikings mesmo, na mitologia nórdica. e pelo que sei, eles já tinham uma aparência bem parecida com a que tolkien os descreve. ele pode ter pêgo essas criaturas da mitologia nórdica e ter trabalhado em cima delas nos seus costumes e qualidades, mas não na sua criação.

e sobre o tópico, tanto faz. eu só conheço a rowling, o cara que escreveu 'o pequeno príncipe', o tolkien e o iotti de escritores do mesmo. :B e a rowling escreveu de uma forma beeem criativa uma maneira para que bruxos ainda existissem nesse mundo, não isolados de todo mundo, mas 'integrados' bem debaixo dos nossos narizes, mesmo que escondidos. mas acho que ela só fez isso pra se divertir um pouco mesmo. a moral dos livros dela não são ser complexos, cheios de criações próprias, mas trazer a mensagem da magia do amor e da amizade. :B
Image
'FUCK YOU WHAT YOU THINK!'
é tão legal. (:
Gabione
Descobrindo a Profecia
Descobrindo a Profecia
Casa: Lufa-lufa
Facebook: Gaby Miglioli
Last.fm: http://www.lastfm.com.br/user/Gabione
Micro Blog: http://twitter.com/Gabione

Post by Gabione »

Nekoju wrote:Harry complexo?! Sério?!
Em relação a Twilight até vai, mas complexo é exagero, pra mim.

Sobre a complexibilidade, acredito que todas as pessoas são complexas.
A questão é que a JK mostra isso.
O Harry tem dilemas da idade, de família, de estudo e além de tudo um louco que o persegue.
E o mais legal, é que todas a personagens da série tem isso.

Não desmerecendo problemas da adolescencia, eu sei que na época é duro, mas é diferente de TW onde as protagonistas só pensam no namoradinho(a), em como fazê-lo gostar dela, se gosta, se não... é absurdamente diferente.
A gente sabe o que o Harry pensa sobre as coisas, as pessoas, o quanto as situações mexem com ele. Com Edward e Bella, não. Nós só sabemos o que eles sentem em relação a eles!

Anyway, e a comparação ao Machado foi meramente ilustrativa e de opinião. A Morgana (Jé) não comparou a forma da escrita, as histórias, o gênero nem nada.

Image
Deh Tonks
Conhecendo A Toca
Conhecendo A Toca
Estado: DF
Facebook: http://www.facebook.com/#!/debora.jacintho
Micro Blog: http://twitter.com/deborajacintho
Photos: https://picasaweb.google.com/deborajfaria

Re: J.K. recebe honraria Francesa!!

Post by Deh Tonks »

:palmas :palmas :palmas
JK merece isso e mto mais! ^^
Image
"It is our choices, Harry, that show what we truly are, far more than our abilities." Dumbledore

Everything that kills me makes me feel alive
Everything that downs me makes me wanna fly

Gêmula da Biaa Le Flay
Gabuxa

Post by Gabuxa »

Nossaaaaaaaaaaaa
JK tah podendoooo!!!!!

Mas ela merece..... :palmas :palmas :palmas :palmas :palmas :palmas :palmas :palmas :palmas :palmas
Image
-----------------------------------
Pretty pretty please don't you ever ever feel
Like you're less than fucking perfect ♫
Gabi diz:
Image
And I love you anyway...porque eu quero e não porque ninguém manda U.U
guin_radcliffe
Estado: MG
Facebook: http://www.orkut.com.br/Profile.aspx?ui ... 3617864317
Blog: www.meadd.com/guinho0

Post by guin_radcliffe »

Ela Merece Ela Merece xD
Vamu que vamu
Image
-paulinha
Conhecendo A Toca
Conhecendo A Toca
Estado: PA

Post by -paulinha »

não sei como a J.K não cansa dessas premiações/honrarias/homenagens e afins.
ela deve pensar:" É tão dificil ser perfeita!"
ahsuhaushu

J.K é fantástica. e ponto.
Image
the chosen one
-
Fidelis Patronum
Conjurando o Patrono
Conjurando o Patrono
Casa: Lufa-lufa
Facebook: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.as ... 9785820819
Last.fm: http://www.lastfm.com.br/user/denyeduardo
Blog: http://diretodiscurso.wordpress.com/
Micro Blog: http://twitter.com/deny_eduardo
Youtube: http://www.youtube.com/denyeduardo
Location: Franca, a capital do calçado masculino e do basquete \o/

Post by Fidelis Patronum »

AHHHHHH, essa new fui eu quem postou! *lembra-se do dia*

Então... super aprovo a Rowling ter recebido essa insígnia tão importante. Prá quem ainda não ficou sabendo, essa premiação foi criada por Napoleão Bonaparte para premiar grandes escritores, arquitetos, aposentados de guerra e etc. que fizeram feitos sensacionais.

Achei muitíssimo merecido visto que Rowling soube recuperar o gosto pela leitura que estava esquecido há muito tempo. Com maestria ela soube narrar uma das histórias mais impressionantes que já li.

:D
Image

PENSE NISSO! (R)
Post Reply

Return to “JK Rowling”